Na última segunda-feira (24), dois aviões – um da Gol e outro da Latam – aterrissaram no aeroporto de Guarulhos (SP) após os pilotos terem sinalizado uma situação de urgência utilizando o código “pan-pan“. As razões para essa declaração não foram informadas.
O primeiro avião a aterrissar após emitir o sinal de emergência “pan-pan” foi um Boeing 737-8EH da Gol, que chegou ao solo por volta das 17h (horário de Brasília). O aeronave, identificada pelo registro PR-GUZ, partiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino a Congonhas.
Na cidade de São Paulo, o avião teve que abortar a aterrissagem e redirecionou-se para Guarulhos, onde realizou um pouso emergencial. Devido ao chamado “pan-pan“, equipes do Corpo de Bombeiros estavam em alerta, prontamente esperando pela chegada da aeronave.
A GRU Airport comunicou em uma nota que, “devido à necessidade de realizar um pouso de emergência, o plano de emergência foi acionado, monitorando a chegada da aeronave“, acrescentando que “não houve necessidade de medidas adicionais”.
A Gol comunicou que a aeronave “enfrentou dificuldades técnicas, resultando na mudança de destino do voo para Guarulhos, onde aterrissou sem incidentes”. A empresa não especificou a natureza do problema que ocorreu com o avião.
Posteriormente, por volta das 20h20, um Airbus A321 da Latam aterrissou em Guarulhos após emitir uma declaração de “pan-pan“. O voo 3613 estava vindo de São Luís, no Maranhão.
A Latam comunicou à CNN que “pediu prioridade para aterrissar devido a uma questão técnica” e garantiu que “a aterrissagem foi realizada com total segurança no local de destino, com os passageiros saindo da aeronave sem problemas”.
A Latam afirmou que está comprometida em implementar todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para assegurar uma viagem segura a todos. No entanto, a companhia não esclareceu qual foi o problema técnico ocorrido.
Da mesma maneira que aconteceu no voo da Gol, os bombeiros estavam prontos e esperando a chegada da aeronave na pista. A administradora do aeroporto informou que, assim como havia feito anteriormente, “o plano de emergência foi implementado, monitorando a chegada do voo da empresa aérea“. (Foto: Reprodução)