Avançam em mais de 50% as obras de revitalização da praça Dorothy Stang, na Sacramenta

A Prefeitura de Belém, por intermédio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), vai entregar à população da cidade, nos próximos 30 dias, a praça Dorothy Stang, na Sacramenta, totalmente revitalizada. O espaço já conta com 50% dos serviços avançados. Os recursos aplicados somam R$ 600 mil para realizar a reforma de todo o espaço e dos equipamentos urbanos.

Desde 2021, já foram revitalizadas e entregues o total de 40 praças na periferia e no centro da cidade. Além de três espaços que possuem praças nos seus projetos: Complexo Turístico Ver-o-Rio, Portal da Amazônia e Boulevard da Gastronomia.

 

Praça Dorothy Stang, na Sacramenta (Foto: Marcelle Andrade/Ascom Seurb)

 

Iluminação

Mesmo ainda em obras, a praça Dorothy Stang, considerada importante na vida da comunidade, foi alvo de ações criminosas, pois vândalos furtaram os cabos de iluminação pública com LED, deixando o espaço totalmente escuro. A Seurb fez manutenções complexas e conseguiu restabelecer a iluminação no local, no último dia 12.

O mesmo problema ocorre em outros logradouros da cidade. Segundo a Luz de Belém, empresa que operacionaliza a iluminação pública na capital paraense, o prejuízo hoje é de R$ 100 mil em 5 km de cabos furtados da iluminação pública só em 2024.

 

Secretário Lélio Costa em visita as obras de revitalização da a praça Dorothy Stang: “Nós, que amamos Belém, devemos cuidar da nossa cidade, é o nosso patrimônio”. (Foto: Marcelle Andrade/Ascom Seurb)

 

Alerta

O secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, mais uma vez, lamenta e pede ajuda da população para cuidar e proteger o patrimônio público. “Nós, que amamos Belém, devemos cuidar da nossa cidade, é o nosso patrimônio, precisamos preservar os brinquedos e equipamentos da nossa cidade, pois são frutos dos pagamentos dos nossos impostos”, afirma Costa.

O secretário voltou a conclamar à população de Belém que “preserve o nosso patrimônio, não o danifique e, se porventura, alguém quiser danificar, depredar e furtar, denuncie. Existem os canais de denúncias que devem funcionar. Por favor, isso é muito importante”, solicitou Lélio Costa.

“Falaram que este espaço seria destruído, mas estou vendo que está sendo reformado. Estou gostando muito, porque vejo que está sendo reconstruído, revitalizado. É um espaço que vai ficar melhor ainda para as crianças e às escolinhas que têm por aqui também. Agora, as pessoas precisam ajudar a cuidar e zelar”, afirma o artesão Antônio Pereira, que fundou uma escolinha próximo à praça onde seus alunos treinam.

 

Artesão Antônio Pereira, fundador de uma escolinha próximo à praça Dorothy Stang: “É um espaço que vai ficar melhor ainda para as crianças e às escolinhas que têm por aqui. Agora, as pessoas precisam ajudar a cuidar e zelar”. (Foto: Juliane Castro/Ascom Seurb)

 

Canal de denúncia

A Guarda Municipal de Belém informa que a população pode auxiliar denunciando furtos de cabos ou qualquer ato de vandalismo. Para isso, basta ligar para 153 e a guarnição mais próxima irá ao local.

 

Serviços

Os serviços na Dorothy Stang incluem a manutenção das três quadras, recuperação do alambrado, pintura, reposição de peças danificadas (aro e tabela do basquete), recuperação de trechos danificados do piso, aumento de 1,20 metro do alambrado da quadra aberta e arena.

Além da manutenção dos três quiosques com pintura externa, recuperação de alguns trechos de piso intertravado, manutenção do anfiteatro com pintura e recuperação de trechos danificados do piso. No espaço skate é feita pintura, recuperação de trechos danificados do piso, manutenção da academia e playground, e manutenção de bancos e lixeiras.

Relacionados

plugins premium WordPress