Um dos grandes desafios para astronautas que enfrentam longas viagens espaciais é a nutrição adequada. Algumas equipes se alimentam com comidas desidratadas ou liofilizadas, embaladas em recipientes especiais, além de opções líquidas e suplementos vitamínicos.
Outras já cultivam folhas no espaço, como na Estação Espacial Internacional (ISS). Porém, um novo estudo sugere que, futuramente, os astronautas poderão se alimentar a partir de asteroides.
A pesquisa, publicada na quinta-feira passada (3) no The International Journal of Astrobiology, mostrou que os astronautas em longas missões espaciais poderiam recorrer aos asteroides para se alimentarem. Isso seria possível ao usar bactérias para conversão de compostos contendo carbono de asteroides em alimentos comestíveis.
Para testar essa possibilidade, os pesquisadores utilizaram hidrocarbonetos (substâncias que contêm carbono e hidrogênio) encontrados em asteroides.
Por meio de um processo chamado pirólise, eles aqueceram esse material orgânico, decompondo-o em componentes menores, e, então, alimentaram uma mistura de bactérias que comem carbono.
Em seguida, os cientistas analisaram os produtos resultantes da decomposição dos hidrocarbonetos e os compararam com substâncias semelhantes encontradas em asteroides. A hipótese deles é que essas substâncias podem ser convertidas em comida com a mesma qualidade nutricional. (Foto: buradaki via Getty Images)