Apresentador mobiliza 100 mil pessoas pedindo a Lula uma mulher negra no STF

O apresentador e humorista Gregório Duvivier, do programa ‘Greg News’, da HBO, conseguiu que 100 mil convites virtuais fossem enviados à Secom (Secretária de Comunicação da Presidência) para que Lula converse com mulheres negras capacitadas para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal.

Atual presidente da Corte, ela vai se aposentar compulsoriamente em outubro.

A campanha ‘Toma um Cafezinho com Elas’ pede a Lula que abra espaço na agenda para receber a juíza Adriana Cruz, a promotora de justiça Lívia Sant’Anna Vaz e a advogada Soraia Mendes, todas apoiadas pelo Movimento Mulheres Negras Decidem. Por enquanto, a mobilização é ignorada pelo chefe do Executivo.

Tudo indica que o presidente vai indicar um homem, provavelmente entre os os mais cotados,  o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, e o Ministro da Justiça, Flávio Dino.

Caso a tendência se confirme, o STF ficará com apenas uma mulher, a ministra Cármen Lúcia, e dez ministros homens. Uma inaceitável sub-representação. As mulheres compõem 51,1% da população do país e são também a maioria do eleitorado (52,6%).

Homem branco de classe média alta e eleitor de Lula, Gregório Duvivier explicou sua intenção ao promover a campanha. “A classe dominante ama o (Cristiano) Zanin, amou a indicação dele (ao STF). Lula está com as pessoas falando no ouvido dele sobre a segunda indicação. O lobby patronal já acontece. O Centrão está pressionando, a direita, os evangélicos… Só a esquerda não pode?”, disse em live da ‘TV Fórum’.

“A gente propõe que ele conheça, apenas isso, essas juristas negras, garantistas, progressistas. Pessoas que estão há muito tempo na luta não só pelo Movimento Negro, mas pelo povo pobre deste país.”

Mesmo sendo um influente aliado do presidente na mídia, Duvivier tem sido duramente atacado por parte da esquerda sob a acusação de ‘emparedar’ Lula. Os críticos que lançam o ‘fogo amigo’ afirmam que o presidente não deve ser pressionado. (Foto: Reprodução)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress