Aproximadamente 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram o recebimento da primeira parcela do décimo terceiro salário nesta quinta-feira (24).
Realizado em etapas, de acordo com o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS), o pagamento se estenderá até o dia 8 de maio.
Com a expectativa de injetar R$ 73,3 bilhões no mercado, o pagamento antecipado do décimo terceiro salário do INSS será dividido em duas partes.
A segunda parcela é disponibilizada entre 26 de maio e 6 de junho. As datas são determinadas pelo último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) e pela renda do beneficiário. Aqueles que têm rendimento igual ao salário mínimo iniciam o recebimento antes daqueles que recebem acima desse valor.
A partir da semana anterior, a verificação pode ser realizada por meio do aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado em smartphones e tablets, ou através do site gov.br/meuinss. Para aqueles que não têm acesso à internet, é possível obter informações sobre a liberação do décimo terceiro ligando para o telefone 135. Nessa situação, é essencial fornecer o número do CPF e validar algumas informações com o atendente antes de realizar a consulta.
O suporte por telefone pode ser acessado de segunda a sábado, entre 7h e 22h. (Foto: Rede Brasil)