Logo após a Câmara Federal aprovar, na tarde desta sexta-feira, 7, o projeto de lei que dá à União maior poder de decisão nos julgamentos do Carf (Conselho Administrativo Fiscal),o presidente Lula recebeu em seu gabinete o presidente do legislativo, deputado Arthur Lira (PP).
O projeto era prioritário para o governo Lula (PT).
O texto tinha urgência constitucional e trancava a pauta da Câmara, impossibilitando a votação de outras matérias —com exceção de PECs (Propostas de Emenda à Constituição), como a da reforma tributária, aprovada com folga em dois turnos.
Lula e o presidente da Câmara têm se reunido com mais frequência desde que o governo intensificou a articulação política para evitar derrotas no Congresso e tentar consolidar uma base parlamentar.
O novo encontro ocorre em meio às tratativas da substituição da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pelo deputado Celso Sabino (União-PA).
O Planalto já conformou que Daniela deixará o cargo e que o nome a ser confirmado é o de Sabino, filiado ao União Brasil e próximo a Lira.
A mudança visa garantir mais votos do União Brasil, cuja bancada no momento tem 59 deputados. Nos bastidores, o governo também avalia abrir espaço para outros partidos na equipe ministerial. (Foto: Reuters/ Reprodução)