Apagão em redes da Microsoft afeta serviços ao redor do mundo

Bancos, empresas aéreas, bolsas de valores e redes de telecomunicações foram atingidas. Microsoft diz que a causa da pane foi consertada, mas 365 aplicativos da companhia ainda são impactados

 

Na manhã desta sexta-feira (19) diversos países registraram problemas técnicos que afetaram redes de televisão nacionais, bolsas de valores, operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações, entre outros. A autoridade nacional de cibersegurança da Austrália anunciou que várias empresas foram afetadas por um “apagão técnico em larga escala”, relacionado com uma “plataforma de software de terceiros” e que não existem evidências que sugiram uma conexão do apagão com um ataque hacker.

Segundo a Administração Federal de Aviação do Estados Unidos (FAA), as principais companhias áreas, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã, em razão de “problemas de comunicação”. Os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, Espanha e Suíça também foram afetados por problemas similares.

No aeroporto de Sydney, foram registradas extensas filas. As companhias aéreas Air France, KLM (dos Países Baixos) e Ryanair (da Irlanda) enfrentaram contratempos em suas operações, assim como as três companhias aéreas indianas IndiGo, SpiceJet e Akasa Air.

O apagão cibernético também afetou hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico, além da programação do canal britânico Sky News, no qual foi interrompida, e também o canal nacional ABC, na Austrália foram afetados por uma falha “grave”.

A companhia de telecomunicações australiana Telstra, afirmou que os cortes foram causados por “questões globais” que impactaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

Segundo a Associated Press, usuários da Microsoft ao redor do mundo estão sendo afetados pelo apagão. O escritório do coordenador nacional de cibersegurança da Austrália declarou em um comunicado que o “apagão em larga escala está relacionado a um problema técnico com uma plataforma de software de terceiros, utilizada pelas empresas afetadas”.

Nas redes sociais, a empresa americana Microsoft assegurou que estava adotando “medidas” a fim de amenizar a situação após os problemas detectados. “Os nossos serviços continuam observando melhorias contínuas enquanto seguimos adotando medidas de mitigação”, escreveu a empresa. Ainda não está claro se os problemas mencionados pela Microsoft têm relação com as falhas de TI a nível global. (Com AFP)

(Foto: Sean Gallup/Getty Images)

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