A REN, Redes Energéticas Nacionais, responsável pela distribuição de eletricidade em Portugal, anunciou que a redução no suprimento de energia no país foi causada por uma falha na rede elétrica da Espanha, associada a um fenômeno meteorológico incomum denominado “vibração atmosférica induzida”.
“Em razão das mudanças drásticas de temperatura dentro da Espanha, foram observadas flutuações incomuns nas linhas de alta tensão (400 KV)“, comunicou a REN. A operadora destacou que o restabelecimento total da rede elétrica nacional pode demorar até uma semana.
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou que espera que a situação seja solucionada ainda hoje. Durante uma entrevista à CNN, ele destacou que a causa do apagão não se deu em território português.
A empresa espanhola ainda não fez comentários sobre a declaração da REN.
Como ocorreu o apagão
Informações indicam que, por volta das 12h30 em Madri e 11h30 em Lisboa, ocorreram interrupções de energia em várias regiões da Península Ibérica. Algumas áreas do País Basco experimentaram uma breve queda de energia, mas o incidente durou pouco.
Os serviços de trens, metrô e aeroportos internacionais nos dois países foram impactados por interrupções. A companhia espanhola de eletricidade, Red Eléctrica, informou que pode levar de seis a dez horas para que a energia seja restaurada para todos os consumidores, conforme declarou a uma rede de TV local nesta segunda-feira.
As autoridades da Espanha pediram à população que reduza seus deslocamentos e utilize os serviços de emergência somente em situações de extrema necessidade. Além disso, foi solicitado que todos evitem as vias para que os ajuda-humanos possam operar com eficiência.
As autoridades policiais de Portugal emitiram um aviso sobre a possibilidade de problemas nos semáforos e na iluminação pública, recomendando que os condutores evitem viagens que não sejam essenciais e mantenham uma atenção especial ao transitar nas vias. Além disso, a companhia aérea TAP Air pediu aos passageiros que não se dirijam ao aeroporto.
Nota oficial da REN
“A REN tem todos os seus recursos empenhados na recuperação da rede de abastecimento de energia a todo o país, em colaboração com as empresas produtoras e e de distribuição e com a Rede Elétrica de Espanha. Os dois países ibéricos são afetados por um corte maciço no fornecimento de energia. A retomada do sistema elétrico nacional será feita gradualmente, com o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores. […] Neste momento é ainda impossível prever quando estará normalizada a situação. As autoridades e as empresas responsáveis pelo transporte de eletricidade de ambos os lados da fronteira continuam entretanto a analisar as causas do incidente desta manhã” (Foto: Reuters)