O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu defendeu, em entrevista à CNN, a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.
“Em 2026, nós vamos reeleger o Lula”, afirmou Dirceu, um dos fundadores do PT e ex-presidente nacional do partido. Agora, ele se define, acima de tudo, como um “militante político”.
Ainda segundo José Dirceu, o PT e as forças progressistas devem ter um ciclo de 12 anos como horizonte de governo. “É viável, é possível. Nós temos que construir esse projeto.”
Dirceu disse ainda não ter expectativa de um retorno ao governo Lula, mas deixou claro que está de volta à cena política. “Vou passar a falar publicamente agora. Vou participar do debate público a partir deste ano”.
O ex-ministro deixou a Casa Civil em 2005, durante o primeiro mandato de Lula, em meio ao escândalo do mensalão.
Dirceu também criticou a Operação Lava Jato. Ele aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o reconhecimento do ex-juiz Sergio Moro como suspeito no julgamento de ações que culminaram na condenação do petista na Lava Jato.
Ainda na entrevista à CNN, Dirceu faz uma análise do governo Lula 3 na relação com o Congresso, a performance da economia sob Fernando Haddad, a relação do petismo com o agronegócio e fala também do papel da primeira-dama, Janja da Silva, entre outros assuntos.
Por fim, cita quem são os expoentes do campo bolsonarista mais bem situados para rivalizar com Lula nas eleições de 2026.
A íntegra da entrevista irá ao ar nesta quinta-feira (25), às 23h. (Foto: CNN)