O aniversário do presidente é o segundo assunto mais comentado da rede social X (antigo Twitter). Lula completa 78 anos
Nesta quinta-feira (27), data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 78 anos, autoridades e apoiadores têm se mobilizado para parabenizar o presidente. Pela manhã, cerca de 100 apoiadores e militantes do PT se reuniram na frente do Palácio da Alvorada para celebrar mais um ano de vida do petista. A comemoração teve início às 8h e terminou às 10h, quando o presidente passou pelo grupo e acenou e agradeceu a homenagem.
As homenagens também tem tomado as redes sociais, tanto que as felicitações ao presidente brasileiro é o segundo assunto mais comentado do mundo da rede social X (antigo Twitter). Entre as autoridades, que reagiram a data logo no começo da manhã, foi o vice-presidente Geraldo Alckmin, que desejou um caminho “iluminado” por Deus. “Que Deus siga iluminando seu caminho na nobre missão de servir ao povo brasileiro, alimentando nossas esperanças de um país mais justo e próspero, que se projeta no mundo pelo diálogo e pela construção de consensos, em prol de uma só humanidade”, escreveu Alckmin.
A presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, destacou a honra de estar ao lado de Lula nesta jornada. “Hoje o companheiro e amigo Lula está de aniversário, 78 anos de pura garra! Uma pessoa iluminada, uma vida dedicada à luta e compromisso com o Brasil e com o povo. Presidente, felicidades, saúde e paz! Uma honra estar na jornada da vida ao seu lado, vamos juntos reconstruir o nosso país! Parabéns presidente Lula!”.
A ministra do Meio Ambiente Marina Silva ressaltou os desafios e lutas enfrentadas por Lula até chegar neste momento que deve ser muito celebrado. “Presidente Lula , parabéns pelos 78 anos de nascimento do menino Luiz Inácio, no tempo em que o mundo despertava do horror da segunda Grande Guerra. Parabéns por ter sobrevivido à fome e à pobreza, nas décadas em que os esforços para construir a paz esbarravam na permanente explosão de novas guerras. Parabéns por ter resistido à opressão nos anos “de chumbo”, assim chamados pela opressão das armas que destruiram a democracia e mantiveram no cativeiro um povo inteiro. Parabéns por ter, então, tornado-se Lula e feito de seu nome um símbolo de muitas lutas. Parabéns por unir, negociar, transigir, compreender, acolher, ajudar a produzir os consensos tão necessários nestes tempos de confusão e conflito. Parabéns por ter se levantado, após cada derrota, apoiado na responsabilidade de superar a si mesmo, mais que aos adversários. Parabéns por ter conquistado tantas vezes a vitória e por reconhecê-la como um bem coletivo, fruto da esperança e do trabalho de todos. Que Deus o abençoe e a sua família, com saúde, paz e sabedoria.”
Os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida também lembraram do aniversário de Lula. “Nesta ocasião expresso ao senhor minha gratidão por tudo que fez, faz e ainda fará pelo povo brasileiro. Tem sido uma honra servir ao meu país sob o seu comando. Que sua vida seja repleta de saúde e de muitas conquistas”, disse Silvio.
A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP), Guilherme Boulos (PSol-SP), Duda Salabert (PDT-MG) e o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) também divulgaram homenagens ao presidente Lula. “Hoje é dia de celebrar a vida desse ser humano extraordinário que é Luiz Inácio Lula da Silva. Tenho muito orgulho de lutar ao seu lado todos esses anos, você é uma inspiração na luta pela vida do povo brasileiro”, escreveu Lindbergh.
Outros parlamentares que se juntaram às celebrações do aniversário de Lula foram o senador Humberto Costa (PT-PE) e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). “Felicidade nossa ter um presidente que se importa de verdade com o povo, e que trabalha todos os dias por uma vida mais digna e justa para todas e todos. Parabéns, presidente Lula”, escreveu Jandira.
Curiosidade
Embora tenha nascido em 27 de outubro de 1945, em Caetés, Pernambuco, o petista possui uma data de nascimento diferente em seus documentos. Com outros sete irmãos e vivendo na extrema pobreza, a mãe dele, do Lindu, somente conseguiu registrar ele e os outros filhos anos mais tarde.
No processo de emissão de várias certidões de nascimento ao mesmo tempo, a matriarca conta que a escrivã responsável cometeu um erro e anotou a data errada na declaração, ficando então registrado no dia 6 de outubro.
Neste ano, a celebração do aniversário de Lula coincidiu com seus compromissos oficiais no Palácio do Planalto, e ocorre após recente recuperação do petista em função de duas cirurgias: uma artroplastia do quadril e um procedimento nas pálpebras, chamado de blefaroplastia.
Nesta sexta-feira, o presidente participou de um café da manhã com jornalistas, que seria realizado na última quinta-feira (26). Esse evento marca a segunda reunião do petista com os repórteres que cobrem as atividades diárias do Palácio do Planalto, conhecidos como “setoristas” da Presidência.
(Foto: Hugo Barreto)