Na terça-feira (18), o Ministério da Educação (MEC) apresenta os resultados e a classificação dos candidatos que participaram do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025.
O resultado da pré-seleção pode ser conferido em breve no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com senha da plataforma Gov.br
Neste ano, o Ministério da Educação disponibilizará mais de 112 mil oportunidades em cursos superiores pagos, organizadas em dois processos de seleção. Dentre essas, são 67.301 vagas para o primeiro semestre e 44.867 para o segundo semestre.
O governo federal subsidia as mensalidades do ensino superior para estudantes de baixa renda em instituições privadas, visando facilitar o acesso à educação no país.
Fies e Fies Social
Existem duas formas dessa política pública. A primeira é o Fies convencional, que atende alunos com renda de até três salários mínimos e pode abranger de 50% a 100% das taxas mensais do curso.
O Fies Social é destinado a estudantes que possuem uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estão cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) em situação ativa.
Durante o processo de seleção, metade das oportunidades é destinada ao Fies Social. Nesse contexto, o governo federal oferece um financiamento que pode chegar a 100% dos custos relacionados à educação, conforme estipulado pela instituição de ensino superior, desde que os valores estejam dentro dos limites estabelecidos pelo comitê responsável pelo Fies.
A condição do candidato registrado no CadÚnico foi analisada pelo MEC com informações que estavam documentadas até 11 de janeiro de 2025.
Plano de atividades
Entre os dias 19 e 21 de fevereiro, os candidatos pré-selecionados deverão entrar no Fies Seleção para finalizar a inscrição e garantir o financiamento público das mensalidades em instituições de ensino superior privadas.
Os alunos que não forem selecionados durante a chamada regular do processo de seleção do Fies serão automaticamente adicionados à lista de espera para as vagas não ocupadas. Assim, o candidato não precisará expressar seu interesse em participar.
A convocação a partir da lista de espera ocorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de abril. (Foto: Reprodução)