Agora é pra valer! Governo decide propor nova política de preços para a Petrobras

Principal acionista e controladora da Petrobras, a União vai propor uma nova política de preços para a companhia com o objetivo de combater perdas e solavancos inflacionários.

Declaração foi feita ministro Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta quarta-feira (5), ao sair de uma reunião com o presidente Lula, no Palácio do Planalto.

“Vamos tratar isso (proposta da nova política)  com todo rigor, cuidado e sensibilidade social”, disse Silveira, acrescentando que a ideia é que uma nova política de preços comece a ser discutida assim que tomarem posse todos os integrantes dos conselhos que dirigem a companhia, o que está previsto para o fim deste mês.

“O que eu disse é que, na assembleia geral, que será feita dia 27, com o novo conselho definido, tanto o Conselho de Administração quanto o Conselho Fiscal, o governo federal, como acionista majoritário, e como controlador da Petrobras, vai, sim, discutir qual será a melhor política de preços, para a Petrobras cumprir sua função social, que está na Constituição, está na Lei das Estatais”, explicou.

Evitar volatilidade dos preços

Alexandre Silveira defendeu um papel maior da Petrobras para evitar a alta volatilidade dos preços internacionais de combustíveis, e citou a recente decisão dos maiores produtores mundiais de petróleo, reunidos em torno da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep).

“Nós não podemos [aceitar], por exemplo, que o cartel da Opep possa influenciar e esmagar o poder de compra dos brasileiros. E, portanto, o governo do presidente Lula vai ter uma linha muito clara, nós somos acionistas majoritários, respeitaremos a governança da empresa, sua natureza jurídica, mas seremos vigorosos na defesa dos interesses do povo brasileiro”, afirmou.

No início da semana, a Opep anunciou corte na produção de cerca de 1 milhão de barris de petróleo por dia, após o preço do produto cair para a faixa de US$ 70. A medida vai vigorar de maio até o fim do ano e deve elevar o preço do barril.  (Foto Petrobrás)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress