Conhecido no Estado do Pará como advogado que durante anos desenvolveu sua atividade jurídica movendo ações contra prefeitos do Estado do Pará, Alberto Moraes está sendo lembrado por amigos e colegas de profissão.
Nesta sexta-feira, 26, dia em que festeja mais um ano de vida, Alberto é alvo de diversas manifestações em suas redes sociais e através de contatos diretos, numa demonstração de que tem honrado a profissão ao longo dos anos pela seriedade com que a exerce, destacando sempre valores éticos e de luta contra a dilapidação dos cofres públicos.
Alberto Moraes foi procurador-geral do município de Ananindeua, procurador adjunto da prefeitura de Tucuruí, advogado do PSDB responsável pela campanha do ex-governador Almir Gabriel por oito anos -, e de Simão Jatene, também ex-governador tucano.
Sua biografia é ilustrada ainda pelas atividades advocatícias constituído pelos ex-prefeitos de Marabá Haroldo Bezerra, Geraldo Veloso e Tião Miranda. No mesmo período, Moraes foi constituído pelos prefeitos de Parauapebas (Chico das Cortinas), Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Curionópolis, além de outros municípios.
Por ter assumido a ação de primeiro impeachment de prefeito no Pará, conseguindo levar à cassação o mandato do já falecido prefeito de Marabá Nagib Mutran Neto, Alberto Moraes recebeu o apelido de “Advogado cassador de Prefeitos”, sendo depois deste fato muito requisitado para acionar cível e criminalmente outros prefeitos.
Uma das atribuições que Moraes assumiu, como profissional, foi representar o antigo jornal Opinião, em Marabá.
Atualmente, Alberto Moraes está com sua banca de advocacia em Santa Catarina, e também mantém sociedade com outros escritórios em Belém, São Luís e em outros Estados em direito eleitoral, processo civil e processo criminal.
Alberto Moraes tem especialização pela Universidade de Lisboa em Direito Comparado, por iniciativa de seu “amigo fraterno Zeno Veloso”, como diz, um dos mais respeitados juristas do país. (Foto: Arquivo pessoal)