Belém – Uma ação de conscientização sobre a causa animal e serviços destinados aos pets foi realizada em Belém, na Aldeia Cabana, em meio ao Abril Laranja, mês de prevenção contra os maus- tratos animais.
O evento promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da recém-criada Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda), ofereceu diversos serviços, como castração pré-agendada, cadastro para novas castrações, orientação clínica, cadastro para o Hospital Veterinário Dr.Vahia, orientações sobre maus-tratos e vacinação antirrábica. Houve também uma feira de produtos pet, com arrecadação destinada a protetores de animais que atuam em Belém e uma demonstração do canil da Guarda Municipal.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esteve presente e destacou a importância da causa animal. “Nós temos que trabalhar, cada vez mais, a ideia de que os direitos dos animais são fundamentais para garantir os direitos humanos. Muitas pessoas enfrentam a solidão e abandono na companhia de cães e gatos. Eles são considerados filhos porque estão ali, doando amor ao seu tutor. Esse sentimento tem que ser cada vez mais difundido, para que as pessoas passem a respeitar os animais. Assim, garantir políticas de saúde para os animais é de fundamental importância para garantir a cidadania”, pontuou Edmilson Rodrigues.
Ampliação do Hospital Veterinário
Durante a ação, o prefeito anunciou a ampliação do Hospital Veterinário Dr.Vahia, localizado no bairro do Tapanã. Na próxima semana será inaugurada uma nova sala de espera para os tutores ficarem com seus pets, no Hospital. Antes, eles ficavam na frente do hospital em uma tenda. A nova sala será coberta e climatizada, com dois veterinários atuando na triagem dos animais, e um consultório para pacientes com suspeita de doenças infecto contagiosas. Esta será a primeira parte do projeto de ampliação do Hospital Veterinário.
Centenas de atendimentos
Cem profissionais atuaram em mais de 400 atendimentos durante a ação deste sábado. Com um Castramóvel estacionado na parte interna da Aldeia, foram realizadas 31 castrações de animais, depois de eles realizarem os devidos exames e avaliações pré-cirúrgicas.
A vacinação antirrábica foi comemorada pelos tutores de animais, que moram no bairro da Pedreira. Os primos Lucas e Ana Ester levaram a gatinha Jade, para se vacinar. “Nossa gatinha é medrosa e foi atendida com muita paciência pelos profissionais. Moramos aqui perto e foi bastante cômodo garantir a vacinação da Jade”, disse o menino Lucas, de 13 anos.
A pequena Amora, de apenas 7 meses, recebeu sua primeira dose da vacina contra raiva e ganhou um “Atestado de Coragem”, exibido orgulhosamente pelo seu tutor. “Esta ação de vacinação chegou em ótima hora porque a Amora já precisava se vacinar e aproveitei para trazê-la”, disse o barbeiro Ricardo Lima, 30 anos.
Ações programadas
A analista de TI, Michele Chermont, 48 anos, levou as cadelas Meg e Doçura, além da gatinha Mel, para a vacinação antirrábica e comemorou essa primeira ação da recém-criada Secretaria de Proteção e Defesa Animal. “É um alívio enorme para nós, tutores, sabermos que agora existe uma Secretaria empenhada em garantir políticas públicas para os animais, principalmente os de rua”, destacou Michele.
Essa foi a primeira ação da Sepda, que anuncia mais novidades para os tutores. “Vamos definir ações regulares, como esta, em outros bairros de Belém. Existe também o projeto de criação de Unidades Básicas de Saúde Animal. A primeira delas será no distrito de Mosqueiro, com previsão de entrega em 60 dias. Depois, queremos ter essas UBSs animais em bairros mais populosos de Belém, que têm essa necessidade”, revelou o secretário de Proteção e Defesa Animal, Danilo Alho. (Texto: Syanne Neno / Foto: Comus)