Neste sábado (27), o presidente americano, Donald Trump, declarou que o Irã “cessará de existir” se infringir o acordo de cessação das hostilidades novamente.
Em uma postagem na plataforma Truth Social, Trump atribuiu a Teerã a violação do acordo, alegando que as ações do Irã levaram os militares americanos a atacarem instalações de armazenamento de mísseis e drones iranianos na noite deste sábado.
O presidente dos EUA comentou que pode haver uma ocasião em que o país será “obrigado a finalizar militarmente a missão que iniciamos com tanto êxito“.
A declaração de Trump ocorre poucas horas depois de o CENTCOM (Comando Central dos EUA) informar que as Forças Armadas norte-americanas efetuaram novos ataques a alvos iranianos nas proximidades do Estreito de Ormuz.
Em uma postagem na rede social X, o CENTCOM informou que o ataque ocorreu após o Irã lançar um drone que colidiu com um petroleiro de bandeira panamenha na manhã deste sábado.
O Exército dos Estados Unidos anunciou que suas aeronaves militares atacaram instalações de monitoramento militar do Irã, redes de comunicação, áreas de defesa aérea, depósitos de drones e sistemas para lançamento de minas.
O tráfego de navios comerciais no Estreito de Ormuz deve prosseguir sem interrupções, destacou a declaração. (Foto: Reuters)
Por Opinião em Pauta com informações da Reuters


