O navio cargueiro Morning Midas, que levava aproximadamente 3 mil automóveis, incluindo 800 modelos elétricos, incendiou-se durante a travessia do Oceano Pacífico.
O navio, que foi fabricado em 2006 pela Xiamen Shipbuilding, estava em rota de Yantai, na China, rumo ao porto de Lázaro Cárdenas, no México, quando o incêndio teve início na madrugada de 3 de junho (horário UTC).
De acordo com um aviso da Zodiac Maritime, responsável pela operação da embarcação, “a fumaça foi identificada inicialmente em um dos andares que carregava automóveis elétricos”.
A equipe tentou extinguir as chamas empregando os sistemas de combate a incêndio disponíveis na embarcação, mas as chamas rapidamente se tornaram incontroláveis.
Os 22 membros da equipe foram salvos em segurança com a assistência da Guarda Costeira dos EUA, que organizou a transferência para os navios porta-contêineres COSCO Hellas e Manukai, que se encontravam nas proximidades. Não há relatos de feridos.
O Morning Midas, que é um navio do tipo PCTC (Transportador de Carros e Caminhões), possui a habilidade de transportar até 5 mil veículos equivalentes a carros (CEU) e encontra-se à deriva no Oceano Pacífico.
As autoridades estão monitorando a situação e uma missão de salvamento com rebocadores específicos já foi iniciada.
Em comunicado, a Zodiac destacou que suas principais preocupações são “a segurança da equipe a bordo e a preservação do ecossistema marinho”, e expressou gratidão às embarcações que colaboraram na operação de salvamento.
Incidentes recorrentes
O incidente acontece durante uma série de incêndios reportados em embarcações dedicadas ao transporte de automóveis.
No mês anterior, o navio cargueiro Delphine, da CLdN, sofreu um incêndio no porto de Zeebrugge, na Bélgica, causando danos a vários automóveis.
As razões para o incêndio no Morning Midas ainda não foram esclarecidas. Contudo, as autoridades marítimas e especialistas estão vigilantes em relação aos desafios particulares que envolvem o transporte de veículos elétricos.
As baterias de lítio, frequentemente utilizadas nesses dispositivos, podem representar um perigo de fuga térmica, um evento que pode causar elevação extrema de temperatura e liberar gases inflamáveis, tornando o combate ao fogo mais difícil em espaços fechados.
Revisar protocolos
Recentemente, o aumento da quantidade de veículos elétricos no mundo tem feito com que operadores, fabricantes e seguradoras reconsiderem os procedimentos de segurança no transporte marítimo.
Estudos realizados por organizações como a Allianz Commercial indicam que os obstáculos incluem tanto a melhoria das tecnologias de identificação e prevenção de incêndios quanto a criação de diretrizes específicas para automóveis elétricos.
As apurações referentes ao fogo no Morning Midas continuam em curso. No momento, as equipes de emergência estão atuando na mitigação dos prejuízos e na análise das etapas seguintes para o futuro do navio. (Foto: Reuters)