Presidente da Federação Roraimense de Futebol é bem cotado e fica perto de assumir o cargo máximo da entidade.
Samir Xaud, líder da Federação Roraimense de Futebol (FRF), se tornou um forte candidato à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), uma vez que obteve o respaldo de 22 das 27 federações do Brasil, o que praticamente torna impossível a realização de uma eleição.
Para se candidatar à presidência, é necessário contar com o respaldo de, no mínimo, oito federações e cinco clubes. Assim, os concorrentes não teriam o total necessário de assinaturas para sustentar suas candidaturas. Essa notícia foi divulgada primeiramente pelo Uol e posteriormente confirmada pela equipe do CNN Esportes.
Assim, é necessário reunir apenas cinco equipes para validar a participação de Xaud na eleição, a menos que haja uma mudança significativa nos próximos dias. Das 22 federações obtidas, 19 foram aquelas que endossaram o manifesto em favor de uma nova eleição na CBF, enfatizando a solicitação por uma alteração na gestão da entidade.
Quem é Samir Xaud
Samir de Araújo Xaud, com 41 anos, é um profissional da medicina, empreendedor e dirigente no âmbito esportivo, originário de Boa Vista, Roraima. Com especialização em infectologia e medicina voltada para esportes, exerceu a função de diretor no Hospital Geral de Roraima e possui um centro de treinamento focado na saúde e bem-estar.
Na área política, ele se lançou como candidato a deputado estadual pelo PV em 2018, obtendo 2.069 votos, e concorreu a deputado federal pelo MDB em 2022, alcançando 4.816 votos e se tornando o primeiro suplente.
Em janeiro de 2025, ele assumiu a presidência da Federação Roraimense de Futebol (FRF), sucedendo seu pai, Zeca Xaud, que esteve à frente da organização por aproximadamente 50 anos. (Foto: Reprodução)