O presidente Donald Trump está considerando a possibilidade de receber um Boeing 747-8, um avião de alto padrão, como presente da família real do Catar, de acordo com veículos de comunicação dos Estados Unidos. O plano seria que essa aeronave servisse como o “Air Force One”, o jato oficial da presidência americana.
A informação foi divulgada pela ABC News na manhã deste domingo (11) e, algumas horas mais tarde, também foi reportada pelo The New York Times.
O NYT aponta que este pode ser o presente mais caro já recebido pelo governo dos Estados Unidos – um novo Boeing 747-8 para uso comercial tem um valor aproximado de US$ 400 milhões. Essa situação levanta debates éticos, devido ao alto custo e à intenção de Trump de continuar utilizando o avião após seu mandato.
Uma fonte próxima à proposta informou à “ABC News” que o avião seria cedido à fundação da biblioteca de Trump após sua saída do cargo. Isso não é algo inédito na história dos Estados Unidos. Após o término do mandato de Ronald Reagan, seu instituto recebeu o Air Force One assim que ele parou de utilizá-lo, mas o avião foi transformado em uma exibição museológica.
A contribuição ao governo de Trump deve ser revelada na semana seguinte, durante a visita do presidente ao Catar, sua primeira viagem oficial no segundo mandato, conforme reportado pela “ABC News”.
Conforme informações do NYT, o jato cedido pelo Catar passará por modernização por uma companhia de defesa denominada L3Harris, localizada no Texas, e as atividades poderão ter início assim que a aquisição do avião for aprovada pelo governo.
Salão Oval no ar
O avião Air Force One, atualmente utilizado pela presidência dos Estados Unidos, é um Boeing 747-200B. Essa aeronave foi modificada para possibilitar o reabastecimento em voo, aumentando assim o alcance em deslocamentos do presidente.
Segundo a fabricante, a aeronave é conhecida como “Salão Oval Aéreo“, possuindo uma área interna de 370 metros quadrados.
As principais distinções entre o Air Force One e um Boeing 747 convencional abarcam sistemas avançados de navegação, eletrônicos e comunicações. Além disso, há variações na disposição interna e na mobília, bem como um sistema independente para o transporte de bagagens.
Dentre as opções de hospedagem, destacam-se:
- Sala para reuniões e refeições;
- Acomodações para o chefe de Estado e a primeira-dama;
- Um espaço de trabalho destinado aos colaboradores.
- Consultório que se converte em clínica médica sempre que necessário;
- Espaços destinados ao labor e ao repouso para a equipe do presidente, jornalistas e squads da Força Aérea.
- Duas cozinhas capazes de servir 100 pratos simultaneamente.
Perfil do modelo 747-8
O 747-8 representa o maior avião da série, conforme informações da Boeing. Em sua configuração para passageiros, a capacidade varia entre 400 e 500 lugares. O desenvolvimento desse modelo teve início em 14 de novembro de 2005, e o primeiro exemplar destinado ao mercado comercial (excluindo variantes para transporte de carga) foi lançado em fevereiro de 2012.
A empresa produtora declara que o 747-8 Intercontinental possui 66 assentos extras, permitindo o embarque de 410 passageiros na configuração padrão de três classes, e ainda tem capacidade para uma carga 15% superior.
A distância máxima que um voo pode cobrir é de 14.310 km, permitindo viagens diretas sem escalas, como entre Nova York e Hong Kong, Los Angeles e Mumbai, ou Londres e Cingapura.
Quando utilizada pelo presidente dos Estados Unidos, a aeronave precisa ser modificada para atender às exigências do mandatário, incluindo a criação de escritórios e quartos.
Outros aspectos destacam-se pela eficiência energética, com a Boeing mencionando uma melhoria de dois dígitos, embora não especifique o valor exato. Ademais, os motores produzem 30% menos ruído em comparação a modelos equivalentes. (Foto: BBC News)