Lula embarca essa semana para viagens à Rússia e à China

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reinicia sua programação de viagens internacionais. O primeiro compromisso será em Moscou, na Rússia, onde, a convite do presidente Vladimir Putin, Lula irá participar das comemorações dos 80 anos da vitória da União Soviética contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Esta é a celebração mais significativa da Rússia, que acontece em 9 de maio, com um magnífico desfile cívico-militar em Moscou. Além disso, os dois presidentes terão uma reunião bilateral durante a visita, prevista para acontecer entre 8 e 10 de maio.

Em seguida, Lula viajará para a China, onde terá compromissos nos dias 12 e 13 de maio. A passagem de Lula pelo país asiático está inserida no âmbito da Cúpula entre a China e nações da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

A reunião planejada entre Lula e Xi Jinping acontecerá em um contexto de intensificação da disputa comercial entre os Estados Unidos e a China, as principais economias do mundo. As tarifas recíprocas, que foram implementadas por iniciativa do presidente americano Donald Trump, têm gerado crises frequentes nos mercados financeiros e alimentam preocupações sobre uma possível recessão mundial.

A viagem para a China marcará a segunda visita oficial de Lula durante seu terceiro mandato. A visita anterior aconteceu em abril de 2023, sendo retribuída por Xi Jinping com uma visita de Estado em novembro do ano anterior, após a Cúpula do G20 realizada no Brasil. Ademais, os dois também se encontraram mais uma vez em 2023 durante a Cúpula dos Brics, na África do Sul. (Foto: Ricardo Stuckert)

Relacionados

plugins premium WordPress