Arroz produzido por quilombolas abastece cozinha solidária

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) distribuiu nesta quinta-feira (24) 53 toneladas de arroz agroecológico, que será utilizado em iniciativas de fornecimento de alimentação gratuita para pessoas em condições de vulnerabilidade e insegurança alimentar, em São Cristóvão, na área metropolitana de Aracaju, em Sergipe.

O grão é cultivado por comunidades quilombolas e pequenos agricultores do estado, através do Programa Arroz da Gente, que é gerido pela Conab.

De acordo com a Conab, foram alocados R$ 870 mil para a compra de alimentos. O arroz, na variedade longo fino tipo 1, foi doado à Cozinha Solidária Danielle Bispo, que três anos fornece refeições gratuitas à comunidade local. Esse projeto é uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

A empresa também anunciou que este foi o maior lote de entrega do Arroz da Gente, uma iniciativa do governo federal destinada a expandir e diversificar a produção de arroz na nação, com ênfase em povos e comunidades tradicionais, povos indígenas, assentamentos de reforma agrária e agricultura familiar. No fim do ano passado, a Conab remetera 32 toneladas para o Programa Bahia Sem Fome.

Lula estabelece diretrizes para aprimorar a oferta de alimentos.

Famílias quilombolas

Nesta quinta-feira, foram entregues 53 toneladas, das quais 35 toneladas resultaram do trabalho de 47 famílias quilombolas da Comunidade Tradicional de Resina, situada em Brejo Grande, no estado de Sergipe.

Agricultores familiares associados à Associação dos Pequenos Produtores do Estado de Sergipe (Apaese), localizada em Monte Alegre de Sergipe, colheram mais 18 toneladas de arroz.

A empresa também anunciou que está promovendo a venda de 128 toneladas de arroz cultivadas pela Apaese e pela Comunidade Tradicional de Resina. O arroz, que é comprado através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), será distribuído a 31 instituições que prestam assistência a famílias em condições de vulnerabilidade alimentar e nutricional. (Foto: Marília Garcia Senlle/ISA)

Relacionados

plugins premium WordPress