Nesta quinta-feira, 24, em reunião no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou o engenheiro Frederico de Siqueira Filho, que até então era o presidente da Telebrás, como novo titular do Ministério das Comunicações.
Formado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco, acumula mais de 26 anos de atuação no campo das telecomunicações, sendo 21 anos deles voltados à Oi, onde ocupou posições de liderança nas áreas de operações, planejamento, regulamentação institucional e comercial. Desde maio de 2023, ele estava à frente da Telebras.
O partido União Brasil sugeriu Siqueira Filho ao presidente Lula em um encontro na quarta-feira (23), após o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) ter rejeitado o convite para assumir o cargo de novo ministro.
O nome do candidato foi mencionado pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, porém, Pedro Lucas defendeu que sua atuação como líder da bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados seria uma contribuição mais significativa para o país.
Siqueira Filho ocupa a posição deixada por Juscelino Filho, que se afastou do cargo após ser acusado pela Procuradoria-Geral da República de possíveis irregularidades em emendas parlamentares durante seu tempo como deputado federal.
Ele liderou o ministério desde o começo da administração, escolhido pelo União Brasil, e após sua exoneração, voltou a ocupar seu cargo na Câmara dos Deputados. (Foto: Ricardo Stuckert)