China anuncia tarifas de 84% sobre produtos dos EUA

O Ministério das Finanças da China revelou nesta quarta-feira (9) a decisão de aplicar uma taxa de 84% sobre os produtos que chegam dos Estados Unidos. A implementação dessas tarifas terá início amanhã, quinta-feira (10).

A recente taxa indica um aumento de 50% em relação aos 34% previamente divulgados pelas autoridades chinesas na semana anterior. Esses valores estão alinhados com os encargos estabelecidos pelos Estados Unidos.

A divulgação ocorre no mesmo dia em que uma taxa adicional de 50% sobre as importações da China para os Estados Unidos começa a ser aplicada, aumentando assim a taxa total para 104% para esse país asiático.

Na semana passada, a disputa tarifária entre as duas principais economias globais se agravou, com a divulgação das tarifas mútuas que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia prometido.

Na última quarta-feira (2), Trump explicou a estrutura das tarifas, que variam de 10% a 50%, e que começarão a ser aplicadas a partir de hoje sobre mais de 180 nações.

A China foi um dos países que sofreu aumento nas tarifas, atingindo um valor elevado de 34%. Esse percentual se adicionou aos 20% que já eram aplicados anteriormente sobre os produtos oriundos da China.

Em reação ao “tarifaço”, o governo da China aplicou, na última sexta-feira (4), tarifas adicionais de 34% sobre todas as importações dos Estados Unidos. (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)

Relacionados

plugins premium WordPress