A vacinação nacional contra a gripe terá início nesta segunda-feira (7). O objetivo é vacinar 90% dos grupos considerados prioritários, que englobam crianças de 6 meses a menos de 6 anos, idosos e mulheres grávidas. Além desses, outras pessoas também poderão receber a vacina:
- profissionais da área de saúde;
- mães que acabaram de dar à luz;
- educadores da educação fundamental e universitária;
- nações indígenas;
- indivíduos vivendo nas ruas;
- membros das equipes de segurança e resgate;
- membros das Forças Armadas;
- indivíduos que sofrem de doenças crônicas não contagiosas e outras condições médicas específicas, sem restrição de idade;
- indivíduos com deficiência duradoura;
- motoristas de caminhão;
- empregados do setor de transporte rodoviário público (urbano e intermunicipal);
- operários de porto
- colaboradores do sistema prisional;
- indivíduos em situação de encarceramento, abrangendo jovens e adolescentes que estão cumprindo medidas educativas (na faixa etária de 12 a 21 anos).
74 milhões de doses
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina disponibilizada na rede pública oferece proteção contra três tipos de vírus influenza, além de diminuir a probabilidade de casos severos e mortes decorrentes da enfermidade.
Para a campanha de vacinação deste ano, o ministério comprou 73,6 milhões de doses. No primeiro semestre, estão previstas a distribuição de 67,6 milhões de doses para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já no segundo semestre, serão enviadas 5,9 milhões de doses para a região Norte. (Foto: Reprodução)