Na manhã deste sábado (5), aproximadamente às 12h, uma aeronave monomotor realizou um pouso emergencial na BR-101, em Garuva, localizado no Norte de Santa Catarina, sem causar feridos. Segundo informações da Arteris Litoral Sul, a empresa que administra a rodovia, o piloto saiu ileso do ocorrido.
O pouso aconteceu no Km 18 da BR-101, direção a Porto Alegre, e a aeronave ficou parada no acostamento. Motoristas que estavam na região registraram a aterrissagem da aeronave entre os veículos que transitavam. A aeronave foi rapidamente retirada da área, e conforme informado pela Arteris, o fluxo de veículos foi normalizado, com as duas faixas da rodovia e o acostamento já disponíveis.
Mesmo com a resposta ágil, o incidente provocou uma fila de cerca de 1 km, devido à grande quantidade de carros na área. Neste instante, as equipes da concessionária seguem auxiliando na operação e supervisionam a situação para assegurar a segurança dos condutores que passam pela estrada.
O acontecimento, que atraiu o interesse de motoristas na estrada, não resultou em feridos e continua sendo investigado pelas entidades competentes.
Piloto relata como fez o pouso
O piloto contou que saiu de Guaramirim e estava sobrevoando Garuva, no Norte de Santa Catarina, quando precisou aterrissar depois de uma pane no motor, dizendo que o tempo entre a pane e o pouso foi de “cerca de três minutos”.
Estavam a bordo o piloto e o proprietário do avião. Ambos saíram ilesos.
O avião tem 800 horas de voo e, desde a última revisão da aeronave, foram apenas sete horas de voo que antecederam o pouso forçado de avião na BR-101.
Ainda no relato, os ocupantes afirmaram que nunca tinham passado por uma situação parecida. Um mecânico foi até o local para avaliar o avião, que será desmontado e levado de guincho.
De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), com o pouso forçado de avião na BR-101, a aeronave chegou a ocupar parte da pista de rolamento, causou uma interdição parcial e gerou filas de pouco mais de 2 quilômetros. Ainda de acordo com a PRF, a aeronave não atingiu carros durante o pouso.
A aeronave de pequeno porte é um modelo Pelican 500 BR, de fabricação Flyer LTDA, construída em 2007. É um modelo experimental de construção com capacidade máxima de dois ocupantes e peso máximo de decolagem de 600 kg.
O avião está autorizado para voos VFR diurnos (condições visuais durante o dia) e encontra-se com a aeronavegabilidade regularizada. (Foto: PRF)