Não vai haver retaliação, diz Haddad sobre tarifas de Trump

Nesta quarta-feira (12), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil não tem intenção de tomar ações de retaliação contra os Estados Unidos. A afirmação ocorreu após um encontro do titular da pasta econômica com líderes do setor de aço.

Haddad declarou que a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é manter um enfoque no diálogo e nas negociações.

O presidente da República orientou que não devemos agir dessa maneira [com retaliação]. O presidente Lula enfatizou que é necessário ter paciência neste momento. realizamos negociações anteriormente em situações mais complicadas do que esta,” afirmou o ministro aos repórteres.

Conforme mencionado por Haddad, o Instituto do Aço apresentou sugestões ao governo federal na ocasião do encontro. As propostas serão analisadas pela equipe econômica, que irá elaborar um documento técnico para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“Apresentaram razões bastante sólidas indicando que não é vantajoso nem mesmo para os norte-americanos. De acordo com a indústria siderúrgica, a avaliação do governo dos EUA sobre as exportações do Brasil está errada”, declarou o responsável pela Fazenda.

As propostas apresentadas pela área serão levadas em conta pela equipe econômica, que deverá encaminhar um documento técnico ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Ainda não um prazo definido para o envio da nota técnica ao ministério liderado por Geraldo Alckmin.

Relacionados

plugins premium WordPress