Meio ambiente: Campanha da Fraternidade pede mudança de atitude

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia nesta Quarta-Feira de Cinzas (5) a Campanha da Fraternidade 2025, abordando o tema Fraternidade e Ecologia Integral.

O princípio bíblico selecionado para a campanha, retirado do livro de Gênesis, é: “Deus percebeu que tudo era excelente”.

Em comunicado, a CNBB enfatizou que a campanha tem como base a encíclica Laudato Si’ do papa Francisco, que celebrará uma década em 2025; a comemoração dos 800 anos do Cântico das Criaturas, escrito por São Francisco de Assis; além da 30ª Conferência das Partes (COP30), programada para novembro em Belém.

A finalidade principal da campanha é incentivar, em um contexto de reflexão quaresmal e diante da atual crise socioambiental, um processo de transformação abrangente, acolhendo o clamor dos necessitados e do planeta”, comunicou a organização.

Mensagem do Papa

A CNBB publicou uma mensagem do papa Francisco em homenagem à Campanha da Fraternidade 2025. No texto, o papa elogia o que classifica comoa iniciativa de abordar a questão ecológica, junto à anseiada conversão pessoal a Cristo”.

O líder religioso destaca a importância de todo o ser humano se atentar para a “necessidade premente de transformar nossas atitudes” em relação ao meio ambiente e ressalta que a crise ecológica atual representa um chamado para uma mudança interna significativa.

“O meu antecessor, de lembrança respeitável, São João Paulo II, já enfatizava a importância de promover e incentivar a ‘conversão ecológica’, que sensibilizou a humanidade para a questão do cuidado com nosso lar comum”, salientou Francisco.

Que possamos, com a ajuda especial da graça divina durante este período de jubileu, transformar nossas crenças e ações, permitindo que a natureza tenha um tempo de descanso das nossas exploração gananciosas“, finalizou (Foto: Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress