Quem é Mariah Queiroz, a nova ´chefe´ das redes de Lula

Nas últimas semanas, o estilo mais animado utilizado nas redes sociais do governo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se destacou, trazendo uma trilha sonora mais descontraída e apresentando o chefe do Executivo de uma maneira mais casual. Essa mudança ficou evidente para o público após a nomeação de Sidônio Palmeira para a liderança da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Mariah Queiroz (foto), secretária de Estratégia e Redes da Presidência da República, está por trás da nova abordagem nas postagens.

Nesta terça-feira, Lula alterou a imagem de perfil em suas redes sociais para uma em que aparece com um boné que exibe o lema “O Brasil é dos brasileiros”. Esse acessório foi utilizado por apoiadores do governo no último dia 1º, durante a eleição das mesas diretivas da Câmara e do Senado. A postagem serve como uma resposta ao boné que circulou entre os bolsonaristas, que trazia a frase “Make America Great Again” (Faça a América Grande Novamente), associada à campanha de Donald Trump.

Com a chegada da equipe do prefeito de Recife, João Campos (PSB), Mariah foi encarregada de aumentar a visibilidade do governo no ambiente digital e reverter a imagem de Lula nas redes sociais. A avaliação é que o governo tem sido superado por desinformações e está enfrentando dificuldades na disputa contra a direita nas plataformas digitais.

Novata no ambiente presidencial e sem laços com partidos políticos, a profissional ingressou no Palácio do Planalto em um momento turbulento. No dia em que foi apresentada a Lula, logo antes da cerimônia de assinatura da reforma tributária em 16 de janeiro, o governo estava no ápice da crise do Pix.

Mariah encontrou Lula em uma fase em que o presidente demonstrava abertamente sua insatisfação e irritação devido à reversão de uma decisão da Receita Federal, que contemplava a vigilância das transações financeiras, influenciado pelas críticas da oposição.

 

 

Encontro geracional

A gestão da conta do Instagram de Lula, que durante o início de seu governo gerou um conflito entre membros do Palácio do Planalto, agora está sob sua responsabilidade.

A inclusão de Sidônio no núcleo mais íntimo da presidência tem ocasionado um reencontro de gerações ao redor de Lula. Mariah, com 37 anos, pertence à mesma faixa etária que os outros secretários de Sidônio, todos imersos na era digital, enquanto Lula, com 79 anos, é conhecido por ser analógico e não utilizar celular. Segundo informações de pessoas próximas ao petista, Lula está receptivo às inovações e tem mostrado vontade de se adaptar ao ambiente digital.

A nova equipe propõe uma estratégia mais descomplicada nas mídias sociais, utilizando ícones característicos de cada plataforma, trilhas sonoras das tendências do TikTok e publicações com um tom mais descontraído, em contraste com o que era realizado anteriormente, que consistia em postagens mais rígidas, uniformes e imutáveis.

Para os petistas que atuam na Secom, Mariah representa a energia de um profissional ainda não influenciado pelo clima governamental, o que pode contribuir para uma nova visão do partido em relação à sua presença digital.

Membros da administração que participaram de encontros com a estrategista comentam que é evidente a atmosfera de transformação, tanto na forma quanto no conteúdo das sugestões apresentadas. Contudo, ressaltam que ainda necessidade de uma “integração das pautas”, originada da articulação política do próprio governo, entre a abordagem e a mensagem, para que a administração possa enfrentar a oposição nas mídias digitais.

 

Grupo estratégico

A principal razão pela qual Sidônio decidiu trazê-la para Brasília é sua experiência na equipe de Rafael Marroquim, responsável pela estratégia de comunicação de João Campos, o prefeito que se destaca nas redes sociais no Brasil e é considerado uma autoridade no tema pelo ministro. Esta é a primeira colaboração entre Sidônio e Mariah. Antes de chegar ao Palácio do Planalto, além de João Campos, Mariah trabalhou em campanhas eleitorais de Marcelo Freixo, Eduardo Paes, Luiz Fernando Pesão e Igor Normando.

No ano de 2022, fazia parte da equipe de estratégia de Freixo. Embora o candidato tenha sido superado no primeiro turno por Cláudio Castro, Mariah se destacou no time e foi convidada por Marroquim a se mudar para Recife, onde trabalhou na comunicação digital de João Campos. Em 2024, Marroquim e Mariah estiveram à frente na campanha pela reeleição de Campos.

Após garantir a vitória no primeiro turno em Recife, João Campos demonstrou apoio à família Barbalho, no Pará, e disponibilizou sua equipe digital para Igor Normando (MDB), candidato à prefeitura de Belém. Embora Normando já estivesse em uma posição favorável na corrida eleitoral, a inclusão da equipe digital de João Campos trouxe uma reviravolta na estratégia de redes, o que, segundo pessoas próximas ao novo prefeito de Belém, foi fundamental para sua vitória.

De acordo com as informações compartilhadas por ex-colegas, Mariah possui a competência de captar valorizadas sínteses de grupos focais para as campanhas, demonstrando uma notável capacidade de compreender as opiniões das pessoas tanto no meio presencial quanto no digital.

Mariah e Marroquim fazem parte de uma nova leva de estrategistas digitais que se sobressaem no Brasil, especialmente no espectro político da esquerda. Sidônio recorreu a essa fonte ao selecionar os integrantes essenciais de sua equipe, valorizando jovens engajados e que possuem um conhecimento prático de estratégias políticas bem-sucedidas. Todo o trabalho em andamento tem como objetivo primordial aumentar a popularidade de Lula, visando as eleições de 2026.

Mariah assumiu a função de secretária de Estratégia e Redes, enquanto Marroquim exerce um papel de consultor informal, frequentando o Palácio do Planalto todas as semanas e se juntando às reuniões de alto nível da Secom.

 

Fonte de energia ilimitada

Renato Pereira, exmentor de Mariah e especialista em campanhas políticas, declara que a nova assistente de Lula possui um perfil versátil.

 

— Mariah se destaca significativamente em relação aos seus colegas, possuindo uma energia sem limites e uma habilidade notável de manter o foco nas redes sociais. Ela entende profundamente como funciona o algoritmo, que é o principal desafio. O que importa não é a mensagem, o personagem ou o contexto, mas sim o que realmente conta é capturar a atenção de alguém em um cenário repleto de distrações. Após conseguir isso, a mensagem e o contexto se tornam relevantes, o que demanda uma certa especialização diz Pereira.

Mariah, que realizou uma parte de sua pesquisa de doutorado na Universidade de Harvard, possui uma sólida formação acadêmica e se dedica à análise de pesquisas qualitativas e a estudos que registram fenômenos nas redes sociais. Essa expertise está alinhada com a intenção de Sidônio de estabelecer um centro de monitoramento e resposta ágil a crises no Palácio do Planalto.

Desde as campanhas eleitorais até a administração, a comunicação no PT tem sido um espaço marcado por disputas e rixas internas. Mariah agora assume uma posição que antes era extremamente delicada durante a gestão de Paulo Pimenta, período marcado por tensões que envolviam a primeira-dama Janja da Silva, a ex-secretária de Estratégias e Redes, Brunna Rosa, o fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert, e o ex-secretário de Imprensa, José Crispiniano. A entrada de Sidônio trouxe mudanças na dinâmica de poder na Secom e no círculo próximo a Lula. (Foto: Redes Sociais)

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