Na tarde desta sexta-feira (7), os brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcaram no Aeroporto de Fortaleza, sendo transportados algemados e sem direito a alimentação, segundo a declaração de Mitchelle Benevides Meira, secretária da Diversidade do Ceará.
“Algumas pessoas chegaram a passar 12 horas sem se alimentar, mas todos foram recebidos, receberam comida e acessaram cuidados médicos“, afirmou em uma coletiva de imprensa após a chegada do avião ao Brasil. A secretária também mencionou que o governo estadual contribuiu para o contato com os familiares.
Socorro França, a secretária de direitos humanos do Ceará, comunicou que os viajantes estavam com as mãos e os pés algemados, sendo que as algemas foram removidas assim que a aeronave aterrissou no Brasil. O voo trouxe 111 cidadãos brasileiros, incluindo homens, mulheres, adolescentes e crianças.
Conforme Mitchelle, a maioria optou por continuar o trajeto até Confins. “O que conseguimos foi entrar em contato com as famílias, tentando facilitar para que eles fossem para o lugar mais adequado, seja aqui ou em Confins. Eles estão deixando este local com a certeza de que estão sendo repatriados e com o governo prontamente disposto a acolhê-los da melhor maneira“, destacou.
Segundo voo
O segundo avião com brasileiros deportados dos Estados Unidos, desde o início da administração de Donald Trump, aterrissou na tarde desta sexta-feira (7) no Aeroporto de Fortaleza, às 16h06. Conforme informações de Isabela Camargo, da GloboNews, os viajantes saíram da aeronave sem estar algemados.
Depois da turbulência ocorrida no voo de janeiro, quando os deportados chegaram algemados durante uma escala em Manaus, ficou estabelecido que o próximo pouso seria em Fortaleza, uma das cidades brasileiras mais próximas dos Estados Unidos. Essa decisão visa diminuir o período em que os deportados ficariam algemados durante o trajeto, sendo uma prática comum adotada pelo governo dos EUA.
Um segmento dos 111 repatriados é oriundo de Minas Gerais, que era onde os voos alugados com deportados dos EUA frequentemente aterrissavam. Atualmente, a rota de Fortaleza até o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, será realizada por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A partida está agendada para ocorrer às 18h30 nesta sexta-feira.
A aeronave que aterrissou em Fortaleza decolou de Alexandria, localizada no estado da Louisiana, nos Estados Unidos, fazendo uma parada técnica em Porto Rico. Em seguida, prosseguiu diretamente para a capital do Ceará.
Este é o segundo voo enviado pelos Estados Unidos com imigrantes expulsos desde o início da administração de Donald Trump. No final do mandato de Joe Biden, em 10 de janeiro, um outro avião com imigrantes deportados já havia aterrissado no Brasil. (Foto: Davi Rocha/SVM)