A jornalista Bia Salame, do portal Opinião em Pauta, informa que ainda nesta terça-feira, 21, o presidente Lula anunciará o nome do embaixador André Corrêa do Lago como presidente da COP30, evento que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém.
O nome de André Corrêa vinha sendo mantido em sigilo, mas a repórter de nosso portal conseguiu, no início da manhã de hoje, checar a escolha de Lago, que ocupa, no momento, a Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty.
Na discussão climática, Corrêa do Lago é citado, no Itamaraty, como uma da autoridades que mais se aprofundou no tema, nos últimos anos.
Para quem não sabe, o diplomata é a autridade do Brasil na COP desde 2023.
Embora o nome dele fosse mantido em sigilo, a indicação de André Correa foi desde a escolha do Brasil para sediar a COP30 o nome insubstituível para presidir a Conferência.
—————-
Atualização às 13h45 (21/01)
Antecipado na manhã deste terça-feira pelo Opinião em Pauta, graças a um furo da jornalista Bia Salame, o embaixador André Corrêa do Lago acaba de ser anunciado pelo presidente Lula para presidir a COP30.
A economista Ana Toni, secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, será CEO e diretora-executiva da COP30.
A indicação de Corrêa do Lago, 65 anos, um dos mais experientes diplomatas brasileiros em negociações climáticas, era esperada no Brasil e no exterior.
Economista, é diplomata desde 1983. Negocia clima e desenvolvimento sustentável há 25 anos. É negociador-chefe do Brasil em todas as reuniões ambientais internacionais desde o início do governo Lula. (Foto: Itamaraty/Reprodução)