O início da quinta-feira (16) trouxe sentimentos mistos para os fãs brasileiros que estão acompanhando o Australian Open. Beatriz Haddad Maia conseguiu se classificar para a terceira fase, enquanto João Fonseca saiu da competição.
De maneira interessante, ambos se apresentaram na 1573 Arena, localizada no Melbourne Park, na cidade de Melbourne, Austrália. Eles tiveram a responsabilidade de encerrar a sessão que incluiu quatro jogos, com Bia Haddad sendo a primeira a entrar em cena.
João Fonseca perde para italiano
Após vencer o Next Gen Finals e o Challenger 125 de Camberra, além de passar pelo qualifying e derrotar o russo Andrey Rublev em sua primeira participação na chave principal de um Grand Slam, João Fonseca sofreu sua primeira derrota após 14 triunfos seguidos. O jovem brasileiro, de apenas 18 anos, foi superado em uma disputa de cinco sets pelo italiano Lorenzo Sonego, com parciais de (6) 6/7, 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3, em um jogo que durou 3h37.
No início do set, os jogadores trocaram serviços, resultando em um tie-break. João Fonseca conseguiu um mini-break no quinto ponto e, em seguida, consolidou seu saque, estabelecendo 5 a 2. Ele chegou a ter 6 a 3, mas Sonego reagiu e igualou o placar em 6 a 6. No entanto, o italiano cometeu dois erros não forçados com o forehand, permitindo que o brasileiro abrisse 1 a 0.
No segundo set, o jogador italiano conseguiu uma quebra no serviço do brasileiro no terceiro game. Em seguida, ambos mantiveram suas sessões de saque até o placar de 5 a 3 a favor de Sonego, que novamente quebrou o serviço no nono game, igualando a partida em 1 a 1. O terceiro set foi o mais calmo para o atleta europeu.
Sonego não apenas conquistou o segundo set, como também não teve seu saque colocado em risco, finalizando com um placar de 6 a 1 e revertendo a situação da partida para 2 a 1. No entanto, no quarto set, Fonseca conseguiu quebrar o saque logo no segundo game, mantendo seu serviço para estabelecer 3 a 0, e acabou confirmando o saque em 6 a 3, igualando o jogo em 2 a 2.
O ponto decisivo da partida ocorreu no oitavo game do quinto set, onde até aquele momento todos os games haviam sido conquistados pelos jogadores que estavam sacando. O brasileiro começou bem, com 30 a 0 a seu favor, mas acabou perdendo quatro pontos consecutivos, resultando na quebra de seu saque. O italiano, por sua vez, conseguiu manter seu serviço e finalizou o set em 6 a 3, garantindo assim a vitória por 3 a 2.
Sonego irá competir contra o húngaro Fabian Marozsan na fase três. Nas oitavas de final, um deles irá se deparar com o ganhador do duelo entre o francês Corentin Moutet e o americano Learner Tien, ou o russo Daniil Medvedev. As datas e horários das próximas etapas ainda serão anunciadas.
Bia Haddad avança
Depois de uma estreia complicada diante da argentina Julia Riera, a jogadora brasileira superou a russa Erika Andreeva com um convincente 2 a 0 (6/2 e 6/3) em 1h20. A atleta de São Paulo quebrou o serviço da adversária no terceiro e sétimo games, segurou seu próprio saque e garantiu a vitória no primeiro set.
O segundo set teve início com a oponente levando a vantagem de 2 a 0 ao conseguir quebrar o serviço no segundo jogo. No entanto, Bia Haddad reagiu rapidamente e igualou o marcador em 2 a 2. A jogadora russa manteve seu serviço na sequência, mas a brasileira disparou com quatro games seguidos, encerrando assim o segundo set, que foi crucial.
Bia Haddad agora se prepara para disputar a terceira fase contra a jogadora russa Erika Andreeva. A competidora que avançar para as oitavas de final enfrentará a vencedora do confronto entre a ucraniana Elina Svitolina e a mexicana Renata Zarazua ou a italiana Jasmine Paolini. As datas e horários das próximas etapas ainda serão anunciados. (Foto: TPI/Divulgação)