Força do emprego faz serviços às famílias terem maior nível

A diminuição do desemprego e a melhoria da renda familiar em 2024 levaram os serviços destinados às famílias a atingirem o nível mais alto desde fevereiro de 2015.

A verificação é parte integrante da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foi publicada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, em novembro, essas atividades mostraram um crescimento de 1,7% em relação ao mês de outubro.

As atividades oferecidas às famílias constituem um dos cinco principais segmentos analisados pelo IBGE para avaliar a performance do setor de serviços em geral, que também inclui áreas como transporte, serviços postais, telecomunicações e tecnologia da informação.

De maneira geral, o setor apresentou uma queda de 0,9% de outubro para novembro. Os serviços direcionados às famílias representam 8,24% da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Entre maio e novembro de 2024, esses serviços apresentaram um aumento de 6,7% em comparação com o mesmo intervalo de 2023. Houve seis meses de crescimento e uma manutenção estável (sem variação). No total de 12 meses, a elevação chega a 5%.

Em 2023, a variação registrada de maio a novembro foi de 6,6%. Contudo, Rodrigo Lobo, responsável pela pesquisa, ressalta que durante 2024, oito das 11 taxas mensais referentes a serviços oferecidos às famílias apresentaram resultados positivos, com um incremento mais acentuado.

Os dados atuaram como um impulsionador para que a categoria ultrapassasse os índices de fevereiro de 2015. Contudo, ainda permanece a 5,7% do máximo registrado em maio de 2014. A coleção de dados do IBGE começou em janeiro de 2011.

Renda

Entre os serviços oferecidos para as famílias, incluem-se opções como estabelecimentos de alimentação, serviços de bufê, apresentações teatrais e musicais, acomodações em hotéis, parques temáticos, academias, lavanderias, salões de beleza e cursos de idiomas.

Rodrigo Lobo, responsável pela pesquisa, destaca que a continuidade dos resultados mensais facilita a correlação entre o desempenho do conjunto de atividades e a evolução favorável do emprego e da renda no país. Ele afirma que existem dados significativos o bastante para estabelecer a ligação entre o setor e as informações sobre emprego e rendimento.

Segundo Lobo, o aumento na frequência e na intensidade das tarifas desse setor em 2024 pode estar ligado a avanços no mercado de trabalho e no aumento da renda, permitindo que mais indivíduos tenham acesso a serviços como restaurantes, hotéis, academias, shows, entre outros.”.   (Foto: Ag. Brasil)

Relacionados

plugins premium WordPress