Nome de José Dirceu é defendido para presidir o PT

Dirigentes do PT e de grupos sindicais estão se mobilizando para promover a candidatura de José Dirceu à presidência do partido. Eles têm a convicção de que o ex-ministro possui a vivência indispensável para lidar com os desafios políticos que a legenda enfrentará nos próximos dois anos, até as eleições gerais, que englobam a escolha do presidente, governadores e representantes legislativos.

Um membro do partido, conforme mencionado na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, acredita que uma possível candidatura de Dirceu conseguiria expressivo respaldo dentro do PT, contando com o suporte da maior parte da base. a expectativa de que ele consiga atrair o apoio de militantes, que o admiram bastante, assim como a atual presidente do partido, Gleisi Hoffmann, que se afastará da função em julho de 2025.

Conforme a matéria, líderes sindicais se reuniram com Dirceu para tratar sobre sua possível candidatura, e ele é frequentemente abordado após suas falas em encontros do partido. Contudo, o ex-ministro tem demonstrado hesitação e enfatizado que está prestes a completar 80 anos, não desejando “de maneira algumaassumir a presidência do partido, uma função que exerceu “durante toda a sua vida” no passado. Dirceu esteve à frente do PT de 1995 a 2003, período em que foi visto como um dos principais responsáveis pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência.

Dirceu enfrenta, por outro lado, desafios internos, pois o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, é considerado o candidato favorito para a posição, contando com o respaldo de Lula. Edinho, que possui um sólido apoio dentro do partido, é visto como uma opção para a atualização da liderança partidária, com a aceitação das direções municipais, estaduais e federal do PT, que passarão por renovação através de eleições diretas. (Foto: Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress