O encerramento de 2024 tem sido assinalado por incidentes aéreos em diversas partes do globo. Além da calamidade na Coreia do Sul, que resultou na morte de 179 pessoas na manhã deste domingo (29) – horário local -, também foram relatados problemas mecânicos em aviões no Canadá e na Noruega.
Na noite de sexta-feira (26), uma aeronave Boeing 737-800 da KLM saiu da pista ao realizar um pouso de emergência no aeroporto de Sandefjord, localizado em Oslo, na Noruega.
A aeronave é do mesmo tipo utilizado pela Jeju Air, que se acidentou ao bater em uma parede no Aeroporto Internacional de Muan, localizado na Coreia do Sul. O acidente envolvendo a companhia aérea sul-coreana teria sido causado por uma falha no trem de pouso do Boeing 737-800, após a presença de aves.
Na Noruega, a aeronave da Boeing supostamente enfrentou uma falha hidráulica logo após decolar em direção a Amsterdã.
Viajantes e membros da equipe disseram ter percebido um som estrondoso logo após a subida.
A KLM comunicou que, “durante a partida do voo KL1204 de Oslo para Amsterdã na noite de 28 de dezembro, um som forte foi detectado. Optou-se por desviar para o aeroporto de Sandefjord. Após aterrissar, o Boeing 737 saiu da pista e parou na grama de forma lenta. Todos os 176 passageiros e 6 membros da tripulação estão seguros e recebendo assistência. As razões por trás do ocorrido estão sendo apuradas“.
No Canadá, o acontecimento foi provocado por uma aeronave De Havilland Dash 8-400, produzida localmente.
Assim como aconteceu na Coreia, o problema ocorreu no trem de pouso da aeronave, que precisou realizar uma aterrissagem de emergência no Aeroporto Internacional de Halifax Stanfield na noite de sábado (28).
O voo 2259 da Air Canada, realizado pela PAL Airlines, enfrentou dificuldades durante a aterrissagem, resultando em uma saída de pista e fogo no motor.
“O avião inclinou-se em um ângulo aproximado de 20 graus para a esquerda e, nesse momento, ouvimos um estrondo muito alto — que soou quase como uma batida — enquanto a asa do avião começou a arranhar o chão, junto com o que imagino ser o motor”, relatou um dos passageiros à CBC News.
Imagens capturadas do interior da aeronave revelam o instante da batida, que gerou um incêndio. Ninguém ficou seriamente ferido.
Nas imagens, Acidentes no Canadá e na Noruega registrados antes de tragédia na Coreia do Sul, que deixou 179 mortos. (Fotos: Reprodução de vídeo / Rede X)