Coisas da Política – João Salame

TIME

Senador Beto Faro vem articulando uma forte chapa para disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal em 2026 pelo Partido dos Trabalhadores, incluindo nomes com pouca relação com o ideário petista, justamente com o objetivo de ampliar o alcance do partido. A ideia é eleger cerca de 7 deputados estaduais e 3 federais em 2026 e se consolidar novamente como uma das principais forças políticas do Estado.

 

CHAPA

Para a Assembleia Legislativa, além dos deputados Carlos Bordalo, Elias Santiago e Maria do Carmo, que concorreriam a reeleição, o partido lançaria nomes como o  atual deputado Antônio Tonheiro (hoje no PP), os ex-deputados  Zé Geraldo, Miro Sanova, Alex Santiago e Jacques Neves e o advogado Jarbas Vasconcelos. Para a Câmara Federal apresentaria os deputados Airton Faleiro e Dilvanda Faro, para a reeleição, além da ex-governadora Ana Júlia Carepa e do ex-deputado Chico da Pesca. O partido sonha em convencer o ex-senador Paulo Rocha a entrar nessa chapa, que está decidido a concorrer ao Senado.

 

DECIDIDO

Já o deputado estadual Dirceu ten Caten (foto acima) decidiu que não será novamente candidato a deputado estadual. E para federal, no PT, Airton Faleiro ocupará a vaga de candidato a deputado de sua tendência, a Construindo um Novo Pará (CNP). Seu nome está cotado para ocupar uma vaga na chapa majoritária na qual o partido participar, pois considera-se que, apesar de não ter vencido a eleição para prefeito de Marabá, seu nome saiu fortalecido do pleito com a campanha propositiva que realizou.

 

RELIGAÇÃO

Por sinal, Dirceu ten Caten comemora a sanção pelo governador Helder Barbalho, do Projeto de Lei 265/2019, de sua autoria, que proíbe a cobrança de taxas de religação de serviços essenciais no âmbito do Estado do Pará. Em casos de corte de energia elétrica, por exemplo, as empresas incluíam na conta seguinte do consumidor uma taxa pela religação. Isso não será mais possível, nesse e em outros serviços, após o PL de autoria do deputado aprovado pela Assembleia Legislativa.

 

DISPOSIÇÃO

Beto Faro mira o Governo do Estado. Ele acredita na possibilidade de vir a ser o candidato apoiado pelo governador Helder Barbalho, pois acredita que, no bloco governista, chegará mais bem posicionado nas pesquisas. Além disso, conta que o presidente Lula chegará em boas condições para a reeleição, o que fortalecerá suas pretensões. Sobretudo se for possível a indicação de HB para vice de Lula.

 

DÍVIDAS

Na reta final dos trabalhos desse semestre, o Senado Federal aprovou a proposta de refinanciamento de dívidas dos estados, que atualmente soma cerca de R$ 765 bilhões. Desse total, aproximadamente 90% concentram-se nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O líder do PT na Casa, senador Beto Faro, elogiou a decisão que, para ele, vai na direção de fortalecer o pacto federativo sem excluir ou perseguir ninguém.

 

 

CAMPEÃO

Vereador João Lúcio (PSD) – foto acima – se tornou o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos em Redenção. Reeleito pela sétima vez, com 1.568 votos, ele é formado em Letras e Pedagogia, escritor e professor concursado do Estado e do Município. Durante a pandemia exerceu com sucesso o cargo de secretário municipal de Saúde, revelando excelente capacidade administrativa. João também já atuou como profissional de comunicação em jornais, rádio e tv. Como professor, ele repudiou em vídeo o recente Projeto de Lei aprovado pela Alepa, retirando benefícios dos servidores.

 

RIBEIRINHOS

Comunidade ribeirinha do Tauari, em Itupiranga, bate o pé contra a tentativa que considera açodada, por parte do Ibama, de realizar a última etapa de consulta pública para viabilizar a obra de derrocagem do Pedral do Lourenção. Líderes dos ribeirinhos já acionaram o Ministério Público Federal para assegurar que a consulta seja realmente ampla e democrática, no sentido que os interesses da população possam realmente ser assegurados no projeto.

 

SECRETARIADO

Com habilidade, o prefeito eleito José Maria Tapajós (MDB) vem montando o seu secretariado em Santarém. Para atender o prefeito Nélio Aguiar (União Brasil), que o apoiou, ele manteve a esposa do gestor, Celsa Brito (Assistência Social), além dos secretários Emir Aguiar (Habitação) e Vânia Portela (Meio Ambiente). Maria José Maia, irmã do ex-deputado Lira Maia, será a secretária de Educação. Ronan Liberal Jr. ocupará a secretaria de Urbanismo.

 

 

ARTICULADOR

Para a secretaria de Saúde, José Maria Tapajós escolheu o médico Everaldo Martins (foto acima), irmão da deputada Maria do Carmo e do vice-prefeito Carlos Martins. Exímio articulador político e médico respeitado, Everaldo possui excelente trânsito junto ao governo Lula e certamente viabilizará recursos para a gestão da saúde pública santarena. Outra petista, Priscila Castro, ligada ao deputado Airton Faleiro, foi escolhida para liderar a secretaria de Cultura.

 

COBERTOR

Apesar dos esforços de ampliação do leque político que o apoia na administração, cresce o time de descontentes com as decisões de Tapajós. Devido à frente muito ampla que o apoiou e a impossibilidade de atender a todos, alguns líderes influentes não estão conseguindo ocupar espaços. É o caso dos vereadores Alexandre Maduro, o mais votado do MDB; Erlon Rocha e Elielton Lira (PDT) que, por enquanto, estão a ver navios. Já o vereador Jandeilson Pereira (União Brasil) deverá ser o novo presidente da Câmara Municipal.

 

SATISFEITOS

A possível nomeação de José Fernando, atual diretor-presidente da Cosanpa, para uma diretoria da Agência Nacional de Mineração, coroa a luta do deputado federal Keniston Braga (MDB) para que a ANM tenha no seu corpo diretivo algum paraense, tendo em vista que o Pará é hoje a maior província mineral do País e a autarquia continua controlada por mineiros. Já o deputado Antônio Doido (MDB) também tem motivos para se alegrar, pois atua como forte empresário com interesse em lavras minerais no Estado.

 

 

ESCOLHIDO

O vereador Cabo Rodrigo (PL) – foto acima –  será o candidato a presidente da Câmara Municipal de Marabá, apoiado pelo prefeito Toni Cunha (PL), na eleição que ocorrerá dia 1 de janeiro. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito, nas redes sociais. A escolha provocou divisão dentro do partido. O vereador Fernando Henrique, o mais votado do município, queria a indicação e não saiu satisfeito da reunião partidária que definiu o nome.

 

GRUPO

Fernando Henrique avalia que representa bem as forças de direita vitoriosas no pleito e lembrou que abriu mão de concorrer a prefeito para não dividir as forças conservadoras, mesmo tendo obtido mais votos para deputado estadual no município em 2022 do que o próprio Toni Cunha. Fernando saiu da reunião dizendo que não votará em Rodrigo, mas vai reunir seu grupo para tomar uma decisão. A princípio ele deve votar nulo, mas não é impossível que, após ouvir seus parceiros, volte atrás e decida caminhar com o candidato do PL.

 

OPOSIÇÃO

Nas forças oposicionistas está consolidada a candidatura do vereador Ilker Moraes (MDB), conforme antecipou essa Coluna. Os vereadores Pedro Correia (PRD) e Aerton Grande (União Brasil), que também postulavam o cargo, abriram mão em favor de Ilker, que tem o apoio manifesto da direção estadual do seu partido, capitaneada pelo ministro Jader Filho. A escolha de Cabo Rodrigo no time governista aumentou as esperanças de vitória da oposição, que assiste animada as reações adversas à escolha do preferido de Toni Cunha.

 

DESTAQUE

É possível que a primeira-dama Janja Silva tenha um papel de destaque na COP 30, que acontecerá o ano que vem, em Belém. Caso os rumores que circulam em Brasília se confirmem, Janja estará engajada em causas ambientais, sociais e de promoção da Amazônia já a partir do ano que vem, com o apoio do presidente Lula, que deve definir nos próximos dias quem ficará à frente do evento por parte do governo federal.

 

 

TRAGÉDIA

Vereador Ailson Gomes Carneiro (PSD), de Novo Repartimento,  e sua esposa, Elisangela Santos das Chagas (foto) , estão entre as vítimas fatais do desabamento da ponte Juscelino Kubistchek, ocorrida neste domingo, na divisa entre os estados do Tocantins e do Maranhão. O casal passava sobre a ponte no momento da tragédia, a bordo de uma camionete Mitisubishi, às 14h38. Ailson foi o segundo mais votado do município, com 1.568 votos. No seu lugar assumirá a cadeira o suplente Dione Martins (PSD), que obteve 621 votos. Nossos pêsames à família e amigos.

 

FRASE

FELIZ NATAL A TODOS OS NOSSOS LEITORES!

 

 

 

Relacionados

plugins premium WordPress