O novo concurso dos Correios teve mais de 1,6 milhão de inscritos, sendo 93% (1.560.704) para as vagas de carteiro, de nível médio, e o restante (111.967) para cargos de nível superior.
As oportunidades estão distribuídas em cidades de todo o país, e os candidatos vão concorrer somente com os inscritos da mesma localidade, selecionada no momento da inscrição.
Segundo os Correios, os números divulgados não consideram o resultado dos recursos contra possíveis inscrições negadas, que será publicado na sexta-feira (6), junto com a convocação dos candidatos para as provas.
No entanto, a empresa diz que já compartilhou os dados porque, “historicamente, o quantitativo de recursos deferidos é baixo e não impacta o total de inscritos em termos estatísticos”.
No caso do cargo de carteiro, as vagas foram divididas em “macrorregiões”, que receberam o nome de uma cidade, mas englobam vários municípios naquela área. É possível ver essa relação no Anexo II do edital.
Já para as carreiras de nível superior, as oportunidades estão distribuídas nas superintendências estaduais (SE) dos Correios. São 28, no total, em todos os estados brasileiros.
Os cargos disponíveis são advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro.
Os locais de aplicação da prova serão divulgados no dia 9 de dezembro, e o exame está previsto para o dia 15.