FEDERAL
Em Parauapebas, o deputado federal Keniston Braga (MDB) deve ganhar um concorrente de peso em sua pretensão de retornar à Câmara Federal. Comenta-se que o prefeito eleito Aurélio Goiano (Avante) pretende lançar sua esposa, Beatriz Ramos (foto), para disputar uma vaga na Câmara Alta. Bya, como é conhecida, preside o Avante Mulher de Parauapebas e foi anunciada para ocupar a Secretaria da Mulher na nova gestão.
VEREADORES
A Câmara Municipal de Belém deve aumentar o número de vereadores de 35 para 39. A decisão deverá ser tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral nos próximos dias, a partir de ação impetrada pelo MDB-Belém e que está sendo conduzida pelo advogado Gabriel Lavareda, especialista em Direito Eleitoral, do Escritório Lavareda & Lima.
ARGUMENTO
A ação baseia-se no fato da Justiça Eleitoral não ter levado em consideração a alteração da Lei Orgânica do Município de Belém, votada em 21 de novembro de 2022, através da qual a Câmara Municipal aumentou o número de vereadores em 4 vagas, tomando como base/ o número de habitantes oficialmente estimado pelo IBGE.
NOMES
Caso a ação seja exitosa, o MDB ganha dois novos vereadores, o Podemos um e o PSB outro. O processo não mexe com nenhum dos vereadores declarados eleitos no primeiro turno das eleições. Segundo Gabriel Lavareda, pelo cálculo das sobras, assumiriam o mandato os seguintes suplentes: Adalberto Júnior e Rildo Pessoa, pelo MDB. Matheus Cavalcante manteria sua vaga pelo Podemos e André Cunha entraria pelo PSB.
BIDEN
Presidente dos Estados Unidos da América, o democrata Joe Biden esteve em Manaus neste domingo. Ele vinha de Lima, no Peu, e aproveitou para fazer uma parada na capital amazonense para anunciar a destinação de U$ 50 milhões (cerca de R$ 289 milhões) ao Fundo Amazônia. O detalhe é que o recurso precisa ser aprovado pelo Congresso americano, que agora será dominado pelos Republicanos na Câmara e no Senado.
TROFÉU
A COP 29, que acontece em Baku, no Azerbaijão, já produziu sua primeira polêmica. A ONG Engajamundo, formada por um grupo brasileiro de jovens ativistas climáticos, escolheu o governador Helder Barbalho para receber o troféu “Cara de Pau”. Para a entidade, HB estaria promovendo um marketing de sustentabilidade, enquanto suas ações concretas e políticas ambientais são amplamente questionadas.
INDÍGENAS
No próximo dia 25, cerca de 50 líderes indígenas das regiões Sul, Sudeste e Oeste do Pará se reunião com a direção do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para discutir o acesso ao Fundo Amazônia. O encontro, que ocorrerá de forma virtual, será inédito para ambas as partes. O objetivo é traçar um mapa das reais necessidades dos povos indígenas a perspectiva de restauração e proteção da floresta.
PRESENÇAS
A reunião entre o BNDES e as comunidades indígenas está sendo mediado pelo gabinete do senador Beto Faro (PT). E já tem confirmadas as presenças do presidente do Banco, o ex-senador Aloizio Mercadante, e a diretora socioambiental, Tereza Campello. A expectativa é grande para esse encontro, que visa garantir financiamento para ajudar os povos originários a cuidarem da floresta.
FIEPA
As eleições para escolha da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) continuam envoltas em polêmica. Em dezembro do ano passado, o empresário Alex Carvalho foi eleito por 22 votos dos 29 aptos a votar. A oposição, liderada por Rita Arêas e Hélio Melo Filho, entrou na Justiça com pedido de impugnação do pleito. Oito ações foram protocoladas questionando a legitimidade dos sindicatos que elegeram Alex Carvalho, mas foram negadas pela Justiça do Trabalho.
JUNTA
Apesar de decisões favoráveis à chapa da situação, o desembargador Walter Paro acata os argumentos da oposição, nomeia uma Junta Provisória para dirigir a Fiepa e convocar novas eleições. A Junta tomou posse dia 29 de outubro, mas até agora não cumpriu a determinação judicial e administra a entidade normalmente, como se tivesse sido eleita para isso. Pelo sim, pelo não, Alex Carvalho e o ex-presidente José Conrado, com o apoio de 21 sindicatos, entraram com pedido de suspeição no Conselho Nacional de Justiça contra o desembargador Walter Paro. Sururu à vista.
OAB
Nesta segunda-feira (18), os advogados paraenses escolhem a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Pará. Duas chapas disputam os votos dos inscritos. A chapa de situação, intitulada “Inclusão, União e Independência”, que tem como candidato a presidente o advogado Eduardo Imbiriba e a vice a advogada Cristina Lourenço. E a oposição, na chapa “Renova OAB”, que tem como presidente, Sávio Barreto, e Brenda Araújo como vice. Os olhos do Palácio do Governo brilham pela chapa de oposição.
EIXO
Prefeito eleito de Marabá, Toni Cunha (PL) parece ter definido o eixo de sua gestão. E será de austeridade. Em reunião com os vereadores pediu que as emendas parlamentares de bancada fossem extintas e as individuais diminuídas. Agora, anuncia a vontade de extinguir o Departamento Municipal de Transportes Urbanos (DMTU), que seria incorporado à Guarda Municipal. A medida precisa ser votada na Câmara Municipal.
SUBSTITUTO
Eleito prefeito, Toni Cunha vai procurar um deputado estadual para chamar de seu nas próximas eleições. Para federal tudo indica que o escolhido será o Delegado Caveira (PL), seu parceiro nas hostes conservadoras. Para estadual, o nome mais especulado é o do sogro e empresário Italo Ipojucan (foto acima). Caso não aceite a empreitada, comenta-se o nome do vice-prefeito João Tatagiba para assumir a missão.
PRESIDÊNCIA
A eleição só acontecerá dia 1 de janeiro, mas os vereadores Aerton Grande (União Brasil), Ilker Moraes (MDB) e Jimysson Pacheco (PL) já se movimentam na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Marabá. O prefeito Toni Cunha ainda não se posicionou sobre quem será o seu preferido ou se vai se envolver na disputa. As articulações acontecem a todo vapor.
FPM
Na última sexta-feira, o governo federal depositou R$ 10,6 bilhões nas contas das prefeituras de todo o País a título de repasse da primeira cota de novembro do Fundo de Participação dos Municípios. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 17,45% ou 13,06% se for descontada a inflação. Ao longo dos últimos meses o FPM vem experimentando um constante aumento nos repasses.
VIOLÊNCIA
A notícia foi publicada no `Portal G1. Belém enfrenta uma crise na segurança pública desde o começo de novembro. Até o dia 11, ao menos oito agentes foram baleados, sendo que cinco deles morreram. Dos oito ataques a tiros, sete ocorreram em Belém e um em Marituba. Dos mortos, quatro são policiais militares e um era militar da Aeronáutica.
TRANSIÇÃO
O ex-deputado Carlos Martins (PT), vice-prefeito eleito de Santarém, foi escolhido pelo prefeito eleito José Maria Tapajós para presidir a Comissão de Transição do novo governo. Especula-se que o PT deve comandar as secretarias de Saúde e Cultura, aproveitando a influência que tem no governo Lula para carrear recursos para o município. A conferir.
XADREZ
Não se sabe ainda que futuro será destinado ao prefeito Nélio Aguiar (União Brasil) – foto acima – , que conclui sua segunda gestão bem avaliado. Na secretaria Regional de Governo, que ele poderia ocupar, especula-se o nome da ex-vereadora Adriana Almeida. Comenta-se que Nélio deseja ser candidato a deputado federal, mas Henderson Pinto (MDB) pretende se reeleger ao mesmo cargo e Maria do Carmo (PT) está disposta a disputar uma vaga na Câmara Federal.
DNIT
Deputado Joaquim Passarinho (PL) denuncia que o Dnit do Pará está sem recursos para tocar as obras necessárias de recuperação e pavimentação de rodovias. Ele cita com particular preocupação a falta de verbas para a conclusão da pavimentação da BR-422, no trecho entre Novo Repartimento e Tucuruí. Num período em que o governo federal se prepara para passar a tesoura no Orçamento com o objetivo de diminuir o déficit público, é fundamental que a bancada do Pará fique atenta.
FRASE
Thomas Jefferson (presidente norte-americano): ““Quando as pessoas temem o governo, isso é tirania. Quando o governo teme as pessoas, isso é liberdade”.