Para o presidente brasileiro, a vitória de Harris seria mais benéfica para a democracia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou nesta sexta-feira (1º) sua torcida pela vitória da candidata democrata Kamala Harris nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, que ocorrerão na próxima terça-feira (5). Durante entrevista ao canal de televisão francês TF1, Lula destacou que a vitória de Harris seria mais benéfica para a democracia. “Eu acho que com Kamala Harris é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia, é muito mais seguro. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato fazendo aquele ataque ao Capitólio”, disse.
“Como eu sou amante da democracia, acho a democracia a coisa mais sagrada que nós conseguimos construir para bem governar os nossos países, eu, obviamente, fico torcendo para a Kamala ganhar as eleições”, completou o presidente.
De acordo com pesquisas de intenção de voto da CNN, conduzidas pelo instituto SSRS, a candidata democrata está à frente de Trump em dois estados-pêndulo dos EUA. Kamala Harris lidera numericamente em Michigan e Wisconsin, enquanto está empatada com o ex-presidente na Pensilvânia.
Críticas
Durante a entrevista ao canal francês TF1, Lula ainda criticou duramente a gestão de Donald Trump, recordando o ataque ao Capitólio como um momento alarmante para o sistema democrático dos EUA, antes visto como modelo mundial. Para ele, o crescimento de discursos de ódio e o ressurgimento de ideologias extremistas, como o fascismo e o nazismo, ameaçam não só os EUA, mas democracias ao redor do mundo.
“Agora temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos EUA, na Europa, na América Latina, vários países do mundo. É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara. Como sou amante da democracia, acho a coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar o nosso país, obviamente estou torcendo para Kamala ganhar as eleições”, disse.
(Foto: Reprodução)