ESTRATÉGIA
Mal as urnas foram fechadas e o governador Helder Barbalho (MDB) já se debruça sobre o tabuleiro de xadrez político visando 2026. Sabedor que o adversário principal que emergiu das urnas foi o prefeito Daniel Santos, especula-se que HB deve promover mudanças no seu time para abrigar duas lideranças da República de Ananindeua, no caso o ex-prefeito Manoel Pioneiro (PSDB) e o deputado estadual Erick Monteiro (PSDB).
ESPAÇOS
Dentro do time de Manoel Pioneiro (foto acima), a expectativa é que o ex-prefeito seja aquinhoado com a Seac, secretaria que pertencia a Igor Normando, hoje ocupada por Eliete Braga, que cuida das usinas da Paz. Mas há quem diga que existe a possibilidade de ser entregue a Pioneiro a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), hoje presidida pelo suplente de senador Josenir Nascimento que, por sinal, acabou de assinar uma Ata de Registros de Preços com a Construtora Impax, no valor de 113 milhões de reais, para manutenção dos terminais hidroviários.
SAÚDE
Em relação ao deputado Erick Monteiro (PSDB), a expectativa é que ele assuma o comando de setores estratégicos da saúde pública do Estado, como é o caso do Hospital Ophir Loyola. Quanto ao seu hospital em Ananindeua deverá voltar a ter convênios com o Iasep (Instituto de Assistência dos Servidores do Estado), que foram suspensos no momento da crise em que Erick era aliado do prefeito Daniel Santos.
SENADO
Nos bastidores, circula a informação que o senador Jader Barbalho (MDB), da altura de seus bem vividos 80 anos, está com pique de adolescente para disputar a reeleição em 2026. E que essa disposição contraria os planos do filho-governador, que pretende promover uma renovação nas vagas do Pará na Câmara Alta. Jader já teria, inclusive, comunicado o filho de sua determinação. Mais uma pedra no meio do caminho para os aliados que sonham com uma das vagas. E que pedra!
AVANÇO
Prefeito Daniel Santos (PSB) gostaria da vitória dos candidatos oposicionistas em Belém e Santarém, mas ficou satisfeito com o avanço eleitoral de ambas as candidaturas do primeiro para o segundo turno. Além da vitória em 3 dos 5 maiores colégios eleitorais do Estado (Ananindeua, Parauapebas e Marabá), Daniel entende que em Belém e Santarém a oposição aproximou-se da metade dos votos, o que é bastante significativo.
PODENDO
Como presidente da CPH, Josenir Nascimento (foto acima) vai participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), que acontecerá em Baku, no Azerbaijão, no período de 8 a 18 de novembro próximo. O evento será uma espécie de preparação para a COP 30, a ser realizada em Belém. Com um detalhe, segundo consta no Decreto publicado no Diário Oficial e assinado pelo governador Helder Barbalho: sem custos para o Estado.
FPM
Na última quinta-feira (30) foi creditado nas contas das prefeituras brasileiras o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3º. decêndio do mês. Em valores brutos foram depositados 5,2 bilhões de reais. Descontada a retenção dos Fundeb, o valor líquido foi de mais de R$ 4,1 bilhões. O crescimento foi de 12,50% em relação ao depositado no mesmo período do ano passado. Descontada a inflação, o acréscimo foi de 7,99%. No ano, o fundo apresenta crescimento nominal de 16,42% ou 11,67% em termos reais.
DESEMPREGO
A taxa de desemprego recuou a 6,4% no trimestre encerrado em setembro, segundo apurou o IBGE. O resultado coloca o percentual de desocupados com 14 anos ou mais no menor nível da série histórica da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio) para esse período. O número se aproxima do nível mais baixo de desemprego registrado no Brasil, que foi apurado no trimestre encerrado em dezembro de 2013, quando a taxa atingiu 6,3%. O ano passado, em setembro, a taxa registrava 7,7% da população nacional desempregada. Agora, o número de desempregados é de 7 milhões de pessoas e o de profissionais em atividade de 103 milhões de brasileiros.
FORÇA
Prefeito Thiago Pimentel (MDB), de Santarém Novo, não só conseguiu se reeleger, como viu o seu sobrinho, professor Leonardo, ser o mais votado do município, com 13,57% dos votos válidos. Especula-se que o rapaz tem tudo para dar voos mais altos na política local, projetando-se, inclusive, para uma possível candidatura a prefeito em eleições vindouras. A conferir as cenas dos próximos capítulos.
SUPLENTES
Com a vitória de Igor Normando, sua vaga será ocupada, em definitivo, por Torrinho Torres (eleito pelo Podemos e agora filiado ao MDB). O deputado Toni Cunha será substituído na Alepa por João Pingarilho ( foto acima), atual secretário de Desenvolvimento Regional do Oeste do Pará. Na Câmara Federal, no lugar do deputado Hélio Leite, deverá assumir a vaga o atual vice-prefeito de Sapucaia, o pastor Cláudio Mariano Silva (União Brasil) – na foto abaixo. Com a eleição de Wagne Machado (MDB) para a prefeitura de Eldorado dos Carajás, o primeiro suplente de deputado federal do MDB passa a ser o ex-prefeito de Salinópolis, Paulo Henrique Gomes.
CENTRO
Os partidos mais ao centro saíram vitoriosos das eleições. Tanto PL como o PT cresceram em número de prefeituras, mas o maior número de prefeitos eleitos foi do PSD, MDB, PP e União Brasil. A polarização cedeu ao pragmatismo. A maioria dos prefeitos que concorreram no mandato foi reeleita. Não por acaso esses partidos comandam hoje uma grande fatia do Orçamento da União, através da destinação de emendas parlamentares, que irrigam as contas das prefeituras.
PREFEITOS
Como segundo partido que mais elegeu prefeitos no País, o MDB busca se cacifar para o jogo de 2026. O governador Helder Barbalho, um dos vitoriosos, com 85 prefeitos eleitos pelo partido, já sinalizou que o partido pretende sim, discutir a vaga de vice-presidente da República. Deixou claro que a prioridade é de Lula, mas não fechou a porta para outras alternativas, ressaltando a necessidade de unificar o partido a nível nacional, tarefa das mais difíceis, porque o MDB sempre se caracterizou por ser uma espécie de federação de caciques regionais.
NACIONAL
A expectativa é quem em 2026 Helder Barbalho assuma a presidência nacional do MDB. Ele teria o aval do ex-presidente Michel Temer, ainda a liderança mais influente do partido, juntamente com o ex-presidente José Sarney. No jogo interno do partido existem ainda as fortes figuras da ministra Simone Tebet, que tem pretensões majoritárias, e do senador Renan Calheiros, que deseja o mesmo para o seu filho, o ministro Renan Filho. Briga de cachorro grande.
NÚMEROS
No Pará, ficou assim a quantidade de prefeitos eleitos por cada partido: MDB (85), PP (16), PSD (14), União Brasil (14), Republicanos (5), PT (2), Avante (2), PSB (1), PV (1), PDT (1), PL (1), PRD (1), Podemos (1). Não é descartada a velha mudança de partido de alguns dos eleitos, sobretudo em direção ao MDB, já que prefeitos podem mudar de legenda a qualquer momento sem correrem o risco de perder o mandato.
VICE
Com a vitória de José Maria Tapajós, o ex-deputado estadual Carlos Martins (PT) – foto acima – irmão da deputada Maria do Carmo (PT), volta ao cenário político. Ele é o vice-prefeito da chapa eleita. Não é descartada a hipótese de Carlos se candidatar novamente a um cargo de deputado na Alepa, pois as especulações dão conta que Maria será candidata a deputada federal em 2026. A conferir.
PRIVATIZAÇÃO
Na última terça-feira, foi realizada audiência pública para definir a concessão dos serviços de água e esgoto da Cosanpa. O governo considera que a audiência transcorreu normalmente e a primeira etapa foi cumprida. A fase agora é de elaboração da Ata do evento, a partir da qual será produzido um relatório pela Procuradoria Geral do Estado com as sugestões apresentadas. Esse relatório será submetido ao Comitê Técnico e, uma vez aprovado, será convocada outra audiência pública para a apresentação do edital de licitação internacional.
BOLSA
A previsão dessa audiência pública definitiva é para o primeiro trimestre do ano que vem. Em seguida, em caso de aprovação do Edital, a licitação deve acontecer na Bolsa de Valores de São Paulo. O Edital deve prever a concessão dos serviços de água e esgoto de 126 municípios paraenses. Os outros 18 já funcionam em regime de concessão. Em Belém, Ananindeua e Marituba, a Cosanpa vai continuar produzindo a água e vendendo para as concessionárias fazerem a distribuição. Nos demais municípios, a concessionária que vencer vai fazer a captação e cobrar pelos serviços e a Cosanpa só vai fazer esgotamento sanitário rural.
VALORES
A previsão é que a concessão dos serviços de água e esgoto da Cosanpa rendam ao Estado um valor em torno de 4,5 bilhões de reais. Um percentual desse dinheiro fica com o Estado e o outro será rateado pelos 126 municípios pela outorga dos serviços. Até agora não está claro quais os critérios serão utilizados para fazer essa divisão. Nos meios políticos, essa iniciativa está sendo considerada a grande válvula de escape para injetar oxigênio nas finanças do Estado.
FARSA
O Sindicato dos Urbanitários do Estado do Pará denunciou a audiência pública como sendo uma farsa. Afirma a entidade que, em eventos anteriores, foram feitas sugestões e nenhuma delas foi acatada. Por esse motivo não participaram do evento realizado esta semana. Para o Sindicato, o atual governo vem precarizando ainda mais os serviços da Cosanpa com o objetivo de privatizá-la e a consequência será o aumento dos preços cobrados ao consumidor caso a privatização avance.
CREDENCIADO
O jornalista Carlos Magno ( foto) de Canaã dos Carajás, está credenciado pelo Palácio do Planalto a participar da cobertura jornalística da Cúpula G20, que vai ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Vão participar chefes de Estados e de Governo das maiores potências mundiais, entre eles os chefes de Estado do Brasil, China, Estados Unidos, Espanha, França, Itália e outros. Carlos Magno já cobriu a visita do Papa Francisco e do presidente Barack Obama ao Brasil, entre outros eventos importantes.
FRASE
Getúlio Vargas (presidente do Brasil): “Quem não aguenta o trote não monta o burro”.