Eleições 2024: Uruguai e Chile também foram às urnas

 

Henrique Acker (correspondente internacional) – Não foi só no Brasil que houve eleições no final de semana de 26 e 27 de outubro. Os eleitores uruguaios foram às urnas para escolher o novo presidente do país e os membros do Parlamento, mas a decisão ficou para o segundo turno. Também houve eleições municipais no Chile.

No Uruguai, o candidato da Frente Ampla, de centro-esquerda, Yamandu Orsi obteve 1.057.515 votos (46,2%), contra 644.147 (28,2%) de Álavaro Delgado, do Partido Colorado, da direita liberal, do atual presidente Lacalle Pau. O candidato do Partido Colorado, da direita conservadora, Andrés Ojeda, conquistou 385.685 votos (16,9%).

O segundo turno acontecerá em 24 de novembro e espera-se um apoio dos colorados a Álvaro Delgado, o que deve equilibrar a disputa. Além disso, os dois candidatos da extrema-direita, juntos, obtiveram 4% dos votos. Há ainda os votos do candidato “econonacionalista”, que representam 2,6%%.

 

Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, vota em Montevidéu (Foto: Reprodução)

 

No Chile, a frente de partidos que apoiam o Presidente Gabriel Boric obteve mais votos nas eleições municipais, mas amargou a derrota na capital, Santiago. A Coalizão Chile Melhor, que reúne legendas de esquerda e centro-esquerda, obteve 30,01% dos votos, contra 27,3% dos partidos da direita.

Como compensação, a coalizão governista obteve vitórias importantes em Maipu (maior colégio eleitoral do país) e Recoleta, ambos municípios da Grande Santiago. No total, o governo triunfou em 110 cidades e a oposição de direita em 118.

Já os candidatos independentes (sem partido), juntos, alcançaram 29,9% dos votos, vencendo em 101 municípios. As eleições municipais no Chile são decididas em turno único. As eleições regionais para governadores serão definidas em 11 das 16 províncias num segundo turno, marcado para 24 de novembro. O país terá eleições presidenciais em 2025. (Foto principal: Mesa eleitoral em Santiago do Chile – crédito: Reprodução)

 

Por Henrique Acker (correspondente internacional)

Fontes:

El País de Uruguay

Pagina 12 (Argentina)

 

Ópera Mundi

Ópera Mundi

 

Relacionados

plugins premium WordPress