Os partidos de esquerda só conseguiram emplacar três prefeitos nas 39 cidades da região metropolitana de São Paulo.
A conta cresceu com a reeleição de Marcelo Oliveira, atual prefeito de Mauá, que é do PT. Oliveira recebeu a visita de Lula no segundo turno, assim como José de Filippi Júnior, prefeito de Diadema, que saiu derrotado das eleições para Taka Yamauchi, do MDB.
No ranking da região, pelo levantamento feito pela CNN com base em dados da Justiça Eleitoral, o PL ficou com o maior número de cidades: nove.
Na sequência vem Podemos, com sete, MDB, com seis, PSD, com cinco, Republicanos, com quatro e União Brasil, com duas.
Assim como PSB, PDT e PT, Solidariedade, Republicanos e PSDB fizeram um prefeito cada um.
Configuração partidária do ABC
Berço do petismo, o ABC paulista terá prefeitos do PSDB (Santo André), Podemos (São Bernardo do Campo) e PL (São Caetano do Sul).
Além de Mauá, a esquerda ainda governará Rio Grande da Serra, com Akira Auriani, do PSB, e Cotia, com Welington Formiga, do PDT.
Sob Ricardo Nunes, prefeito reeleito de São Paulo pelo MDB, ficará a gestão da maior população em uma cidade do país: 11,5 milhões de habitantes segundo o IBGE.
Guarulhos, segunda maior cidade do estado, elegeu Lucas Sanches, do PL, agora no segundo turno. Ele derrotou Elói Pietá, do Solidariedade, que já tinha sido prefeito na cidade pelo PT entre 2001 e 2008.
Depois, o PT ainda havia governado a cidade com Sebastião Almeida, entre 2009 e 2016, mantendo uma hegemonia de 16 anos.
A sequência de prefeitos petistas na segunda maior cidade do estado foi quebrada pelo atual prefeito Guti, eleito pelo PSB, que acabou mudando de partido para o PSD ainda durante o primeiro mandato.
Guti se engajou na campanha do deputado estadual Jorge Wilson, o “xerife do consumidor”, que acabou derrotado ainda no primeiro turno com 20% dos votos.
O deputado federal Alencar Santana foi o escolhido pelo PT para a cidade, mas também foi derrotado ainda no primeiro turno, ficando com menos de 10% dos votos válidos.
A região metropolitana de São Paulo é a maior conurbação urbana do país e uma das maiores do mundo.
Os 39 municípios superam 20 milhões de habitantes. Isso representa quase metade dos 46 milhões de habitantes de todas as 645 cidades do estado, o maior do país. (Foto: Folha SP/ Reprodução)
(*) Com informação da CNN Brasil