Em seu primeiro discurso após ser reeleito prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) disse que vai “governar para todos” e que o resultado na cidade passou um recado para o Brasil sobre a escolha do equilíbrio e da “política com resultados”. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi exaltado como “líder maior” por ele.
Por outro lado, Nunes só citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) uma vez ao longo do seu discurso, ao agradecer seu vice Mello Araújo, que segundo ele “foi uma indicação preciosa do presidente Bolsonaro”. O prefeito também destacou que o “equilíbrio” teria vencido a eleição em São Paulo.
— A campanha terminou, não é hora de olhar para trás, a hora das diferenças passou, nós vamos governar para todos porque todos merecem igual respeito por parte de quem governa. Aos que acompanharam esta eleição histórica, a democracia tem só uma grande lição para nós, para a cidade de São Paulo e para o Brasil: o equilíbrio venceu todos.
Em sua fala, Nunes disse ainda que “o trabalho venceu a retórica das ideologias” e as transformações “venceram a fala rasa dos radicais de todo o Brasil”. Falou da periferia, dos jovens e citou seu programa de recapeamento.
Foi um discurso focado em exaltar suas alianças políticas, que uniram partidos da extrema-direita à centro-direita, e suas entregas na prefeitura. Desde o início, Nunes sempre quis fazer uma campanha menos ideológica e mais focada em mostrar suas obras e projetos a frente do Palácio do Anhangabaú, e com a vitória ele destacou que política não pode ser apenas ideologia.
— Política só com ideologia não é política, é ilusão. Foi o que venceu a eleição, o reconhecimento das nossas políticas públicas. Política só é política se conciliar posições e consequências práticas na vida das pessoas — acrescentou nesta noite.
Em relação a Tarcísio, o mais exaltado pelo prefeito, Nunes falou do “futuro” do aliado.
— Tarcísio, o seu nome é presente, mas o seu sobrenome é futuro. Conte comigo, meu irmão, com o meu coração como seu pilar para todas as construções do seu destino, porque foi o alicerce da minha vitória. E lealdade, meu querido amigo Tarcísio, não é uma palavra no meu vocabulário, lealdade faz parte da minha história de vida. Você vai poder contar sempre comigo, 24 horas por dia — afirmou o prefeito reeleito. (Foto: Reprodução/FolhaPress)