A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o partido “saiu do calvário” até chegar a um “resultado positivo” nas eleições municipais deste ano.
O partido elegeu 253 prefeitos em todo Brasil, mas sofreu perdas consideráveis, como São Bernardo do Campo e Araraquara.
Nas eleições de 2020, o partido não elegeu nenhum prefeito nas capitais. Nada ganho também neste primeiro turno. A legenda, no entanto, estará no segundo turno em Fortaleza, Natal, Porto Alegre e Cuiabá.
“O resultado foi positivo. Estamos vindo de um processo de reconstrução, pós-Lava Jato, impeachment de Dilma Rousseff. Tivemos um calvário grande de 2015 para 2020, até 2022, quando a gente consegue de novo a presidência da República disputando com o presidente que estava na cadeira”, afirmou Gleisi durante participação no Grande Debate deste domingo (7).
A presidente do PT também minimizou a ausência de Lula em algumas campanhas. Sem citar Jair Bolsonaro, disse que Lula não tem tanta disponibilidade de fazer campanha quanto quem não é presidente da República.
“Acho que o presidente Lula participou das eleições como ele pode. Ele é presidente da República, tem um Brasil para comandar. Tivemos problemas grandes como as enchentes, as queimadas, os problemas internacionais. Eu imagino que não podemos exigir do presidente uma dedicação da militância política como quem está fora da presidência da Republica”, afirmou.( Foto: Reprodução)