Um avião de pequeno porte foi apreendido pela Policia Federal no Pará (PF-PA) no final da manhã desta sexta-feira (4), no Aeroporto Internacional de Belém, com grande quantidade de dinheiro não declarado. A pessoa que estava fazendo a segurança da aeronave foi detida e levada para a sede da PF.
O valor apreendido dentro do avião foi de R$ 1.149.300,00, segundo apuração da reportagem do Opinião em Pauta. A abordagem ocorreu quando o veículo estava prestes a decolar com destino a Tucuruí. A PF trabalha com forte suspeita de que o dinheiro seria usado para compra de votos nas eleições de domingo.
“O crime eleitoral foi evidenciado pelo contexto da investigação sigilosa da PF, que sugere que seria usado para compra de votos”, diz a PF, em nota encaminhada ao portal.
Não se sabe, até agora, se o dinheiro estava sendo transportado para Tucuruí ou se seguiria para outros municípios da região do Lago. O montante estava em uma mala com um funcionário público, que foi preso em flagrante. O alvo também foi autuado por porte ilegal de arma, pois estava com uma pistola e quatro carregadores municiados, em desacordo com a legislação vigente. Também foram apreendidos aparelhos celulares.
Piloto e copiloto não foram presos, pois a investigação e o contexto do flagrante não indicaram conexão deles com os crimes. A aeronave, avaliada em cerca de R$ 11 milhões, foi apreendida. Um inquérito foi aberto para esclarecer as circunstâncias dos crimes e descobrir quem seriam outros envolvidos na prática criminosa.
(Fotos: Divulgação/PF)