Belém (PA) – Na manhã desta sexta-feira, 4, a Prefeitura de Belém, via Secretaria de Urbanismo (Seurb), segue entregando revitalizados 120 boxes aos permissionários (as) da Feira Tradicional do Ver-o-Peso, na Campina.
Agora, chegou a vez dos setores de Polpa (10 boxes) e Artesanato (16). No último dia 26, foram entregues os boxes de Maniva (26) e Raízes (12). No próximo dia 11, serão 56 boxes do setor de Refeição.
Além de cumprir com o cronograma de entregas das obras dos setores de Polpa, Artesanato e Refeição, a iniciativa atende ao pedido de remanejamento dos permissionários (as) para os boxes de Maniva e de Raízes.
A solicitação dos trabalhadores ocorreu devido ao período do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, pois é nesta época que a movimentação nas vendas dos produtos é maior. Até mesmo se comparada ao Natal.
O secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, explicou que, seguindo o cronograma de obras, os trabalhadores da Maniva e de Raízes seriam remanejados para seus novos boxes somente após a instalação das novas lonas de cobertura do espaço.
“Com a proximidade do Círio e por conta do pedido dos permissionários (as) para irem para a nova feira, com objetivo de não perderem o movimento das vendas no Círio, conseguimos atender à solicitação, antecipando a entrega dos boxes de mais esses dois setores”.
Lélio Costa destacou, ainda, que, dia 10 de julho deste ano, para acelerar as obras, a Prefeitura, via Seurb, iniciou o terceiro turno de trabalho no espaço, que ocorre também pela noite, com tempo de trabalho neste ritmo por indeterminado.
“Com trabalho 24 horas avançamos bastante. Faltam apenas as instalações das novas lonas, que são produzidas em São Paulo. A previsão é que elas cheguem em Belém e comecem a ser instaladas dia 6 de outubro”, informou.
Além da cobertura em lona e novos boxes, com as obras, toda a Feira Tradicional terá novas instalações elétricas e hidráulicas, nova pavimentação, iluminação com LED e especial, além de todas as prevenções contra incêndio.
COP-30
A feira faz parte da ampla revitalização do Complexo Urbanístico do Ver-o-Peso, com 25 com 25 mil metros quadrados e é a maior feira livre da América Latina. O Complexo é uma das obras prioritárias à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), que acontecerá em Belém.
A reforma total está em execução pela Prefeitura, pela Seurb, com recursos garantidos pelo Governo Federal, pela Itaipu Binacional. São R$ 64 milhões à reforma completa do Ver-o-Peso, que contempla a Feira do Açaí, os Mercados de Carne e Peixe, além da Pedra do Peixe e a Feira Tradicional.
A obra da Feira Tradicional iniciou em abril de 2024 e a previsão de entrega é de 18 meses. Para o avanço das obras do Complexo são remanejados 1.100 trabalhadores da Feira do Ver-o-Peso para a feira provisória em quatro momentos.