Lula: ‘O mundo vai se surpreender com a nova presidente do México’

“Ela é uma mulher extremamente preparada do ponto de vista político, extremamente simpática”, disse o presidente do Brasil sobre Claudia Sheinbaum, que toma posse nesta terça-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o mundo vai se surpreender com a qualidade da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, que toma posse nesta terça-feira (1º). “Eu acho que o mundo vai se surpreender com a qualidade da presidenta do México. Ela é uma mulher extremamente preparada do ponto de vista político, extremamente simpática. Ela é uma mulher que vai fazer com que as mulheres sintam o orgulho de entrar na política”, disse o presidente a jornalistas, antes de se dirigir ao Legislativo do México para acompanhar a posse.

“Espero que, com o jeito dela de fazer política, ela possa contribuir para que as mulheres do mundo inteiro percebam que está na hora das mulheres assumirem definitivamente que política é coisa de mulher”, completou o brasileiro.

Claudia Sheinbaum é a primeira mulher a chefiar o país, e assume o cargo hoje, em cerimônia com a presença do petista e de outros chefes de Estado da região. O chefe do Executivo brasileiro teceu elogios a Sheinbaum, e disse ainda esperar que a presidente inspire mulheres no mundo inteiro a participar da política. Ela sucede Manuel López Obrador, do mesmo partido da nova mandatária, o Morena.

Lula participou na segunda-feira (30) do jantar oferecido pela presidente eleita aos chefes de Estado que acompanharão a sua posse. Após o jantar, Lula também teve uma reunião bilateral com Sheinbaum.

 

Visita a Obrador

Lula desembarcou na Cidade do México no domingo (29), e teve encontros ontem (30) tanto com a nova presidente, quanto com o mandatário que deixa o cargo, Manuel López Obrador. Ele classificou o encontro como “muito importante”, e disse ter gratidão por ter sido recebido pelo mexicano quando ainda não era presidente. O petista viajou ao México em março de 2022, meses antes da eleição presidencial no Brasil, e foi recebido por Obrador para uma reunião de quatro horas no Palácio Nacional, sede do governo mexicano.

“Eu tinha o compromisso de vir aqui antes de terminar o mandato dele. Segundo, o México começou um processo de abertura muito interessante no Brasil, e nós chegamos em um fluxo comercial acima de US$ 4 bilhões. Há possibilidade de crescer muito mais”, acrescentou o presidente.

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress