Coisas da Política – João Salame

ESCÂNDALO

Em Parauapebas, uma gravação que vazou de um diálogo que seria entre o secretário de Governo, Dênis Assunção (foto acima), e um empresário, está produzindo um escândalo capaz de mudar os rumos da campanha eleitoral no município. Na conversa eles tratam do desvio de combustível e de dinheiro, com cifras milionárias, para financiar a campanha do candidato a prefeito Rafael Ribeiro (União Brasil). Confira o áudio.

 

 

EXONERAÇÃO

O superintendente do Patrimônio da União no Pará, Marcos Antônio de Souza, foi exonerado do cargo. Ele acumulava polêmicas à frente do órgão, inclusive conflitos com a Prefeitura de Belém, que desenvolve um dos mais exitosos programas de regularização fundiária do País. Marcos estava no posto por indicação da deputada federal Renilce Nicodemos (MDB).

 

DESMORALIZAÇÃO

Alguém vai sair desmoralizado nessa batalha das pesquisas que toma conta do Estado. Em Belém, a saga continua. O instituto Doxa publicou pesquisa na qual afirma que o candidato Igor Normando (MDB) está a um passo de ganhar as eleições já no primeiro turno. Enquanto isso, o Instituto DataIlha garante que existe um empate técnico entre o prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) e Igor. Já o Instituto JC afirma que não é nem tanto ao mar e nem tanto à terra. Alguém está mentindo muito.

 

DOXA

Segundo a Doxa, levantamento realizado entre os dias 23 e 27 de setembro na capital paraense indica que Igor Normando venceria as eleições com 43,5%; Eder Mauro (PL) tem 20,8%; Edmilson Rodrigues, 11,3%; Thiago Araújo (Republicanos), 5,6%; Jefferson Lima (Podemos), 4,1%; Delegado Eguchi (PRTB), 1,0%; Raquel Brício (UP), 0,3%; Italo Abati (Novo), 0,3% e Wellita Macedo (PSTU), 0,3%. Os votos brancos e nulos somam 3,2% e os indecisos 9,6%. A margem de erro é de 3,1%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-08513/2024.

 

DATAILHA

Já o Instituto DataIlha realizou pesquisa em Belém no mesmo período. Pelos números, o prefeito Edmilson Rodrigues tem 29,4% das intenções de voto. Seguido por Igor Normando, com 27,2%; Eder Mauro, com 15,3%; Thiago Araújo, com 9,7%; Jefferson Lima, com 2,8%; Delegado Eguchi, com 0,4%; Raquel Brício, com 0,2%; Ítalo Abati, com 0,1% e Well, com 0,1%. Os indecisos somam 4,1% e os que pretendem votar nulo ou em branco são 10,7%. A margem de erro é de 2,8%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-08667/2024.

 

JC

O Instituto JC realizou pesquisa em Belém entre os dias 23 e 17 de setembro. De acordo com o levantamento, na pergunta estimulada, Igor Normando tem 39,8% das intenções de voto; Eder Mauro tem 19,9%; Thiago Araújo aparece com 15,1%; Edmilson Rodrigues, com 11,3%; Jefferson Lima, com 3,8%; Delegado Eguchi, com 0,6%; Raquel Brício, com 0,6% e Ítalo Abati, com 0,3%. Os indecisos somam 4,5% e os que pretendem votar branco ou nulo são 3,7%. A margem de erro é de 2,5%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-09325/2024.

 

MARABÁ

Em Marabá as pesquisas também batem cabeça. Doxa realizou pesquisa no município entre os dias 21 e 26 de setembro. Pelo levantamento, o deputado Chamonzinho (MDB) lidera as intenções de votos, com 60,2%. O deputado Toni Cunha (PL) vem em segundo, com 16,9% e o deputado Dirceu ten Caten (PT) – foto abaixo – aparece em terceiro, com 9,4%. Os brancos e nulos somam 6,7% e os indecisos são 6,8%. A margem de erro é de 4%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-09614/2024.

 

 

AMPLA

Já o Instituto Ampla indica outros números em Marabá. De acordo com o levantamento realizado entre os dias 24 e 28 de setembro, na pergunta estimulada, o deputado Toni Cunha lidera, com 44% das intenções de votos. Em segundo vem Chamonzinho, com 35,1% e Dirceu ten Caten em terceiro, com 10,8%. Os indecisos somam 6,1% e os que pretendem votar em branco ou nulo são 4,1%. A margem de erro é de 3,5%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-05851/2024.

 

DESAPROPRIAÇÃO

No calor da batalha eleitoral em Marabá, o governador Helder Barbalho (MDB) deu um importante apoio ao deputado Chamonzinho, atendendo a um pedido especial do parlamentar: a desapropriação da área em litígio de dois importantes bairros da cidade, o São Félix I e o II, cujas famílias e comerciantes estavam temerosos de serem despejados ou terem que pagar uma soma elevada para garantir seus domicílios.

 

PRESTÍGIO

Helder não só garantiu a desapropriação sem custos aos atuais ocupantes, como também assegurou sua presença no bairro no final da tarde desta terça-feira, para assinar o decreto. Ele fez o anúncio numa ligação telefônica com Chamonzinho, devidamente gravada e postada nas redes sociais. Com sua atitude, o governador deixa claro o prestígio que o deputado tem com ele, pois esse é um tipo de demanda existente em praticamente todos os municípios do Estado e poucos são atendidos.

 

 

REAÇÃO

Na noite desta segunda-feira, 30, logo após o anúncio do governador, Tony Cunha ocupou as redes sociais para duvidar do cumprimento da promessa. Ele relacionou alguns compromissos que Helder assumiu com o município e que não teriam sido cumpridos. E lembrou que não basta desapropriar, é necessário pagar. A fala foi dura e deu uma demonstração que, em caso de vitória, não se espera vida fácil de Toni com o governador.

 

REVOLTA

Sururu na distribuição do fundo eleitoral do PT no Pará. Dirigentes de correntes minoritárias na Executiva Estadual do partido prometem denunciar na Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral a suposta falta de transparência e o autoritarismo na distribuição dos cerca de 5 milhões de reais destinados à legenda. A indignação é geral e líderes de tendências entraram em contato com a Coluna para garantir que não vão deixar barato o caso.

 

EXÉRCITO

Senador Beto Faro (PT) pretende sair dessas eleições com um verdadeiro exército de prefeitos. Ele se articula para ajudar na eleição de pelo menos 15 candidatos alinhados com o seu mandato em partidos como o MDB, União Brasil, PP e PSD e no mínimo cinco no PT, além de centenas de vereadores. Com esse cacife vai se preparar para as eleições gerais de 2026. Deseja ser candidato a governador ou, no mínimo, uma das vagas na chapa ao Senado para o PT, dentro de uma coligação com o MDB.

 

EMENDAS

O êxito do projeto de Beto Faro  (foto abaixo) talvez só não seja maior porque a maior parte das emendas parlamentares que destinou ao Governo do Estado, para ajudar as administrações dos gestores que são seus aliados, não foram liberadas, segundo nos informam os próprios prefeitos. Foram mais de 80 milhões e apenas 5 chegaram nos municípios. Não se sabe se o governador colocou o “dedo no suspiro”, para dificultar o fortalecimento do time do senador, ou se é dificuldade financeira mesmo do Estado, que não conseguiu repassar os recursos que recebeu.

 

 

HYLLUX

A moda pegou. No município de Abel Figueiredo, o ex-prefeito Hidelfonso Abreu (MDB), candidato a voltar ao cargo nas eleições deste ano, lançou dúvidas quanto a pesquisa Doxa que aponta vitória de seu oponente, Marcone Lacerda (União Brasil), ainda que por pequena margem. E resolveu apostar uma Hyllux com o Instituto e o prefeito atual da cidade, Antônio Calhau, que é seu opositor e principal patrono de seu adversário. O gestor teria topado a aposta, que ficou de ser registrada em Cartório.

 

TAILÂNDIA

Pesquisa realizada pela Doxa em Tailândia, entre os dias 23 e 26 de setembro, indica que o vereador Lauro Hoffman (MDB), apoiado pelo prefeito Macarrão (MDB), lidera as intenções de voto, com 59,2%, seguido por Alemão da Cerâmica (União Brasil), com 23,1%; Jake (PSDB), com 8% e Gil Varela (Agir), com 0,3%. Os brancos e nulos somam 1,8% e os indecisos são 15,4%. A margem de erro é de 4,4%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-01310/2024.

 

TOMÉ

Instituto Skala realizou pesquisa em Tomé-Açu entre os dias 17 e 18 de setembro. De acordo com o levantamento, na pergunta estimulada, o prefeito Carlos da Vila Nova (MDB) seria reeleito, com 69% dos votos. Em segundo lugar vem Adriano Doido (Republicanos), com 18,5% das intenções de voto. Não pretendem votar em nenhum dos candidatos 3,9% dos entrevistados e 8,6% continuam indecisos. A margem de erro é de 3,5%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-06036/2024.

 

TERRA

Instituto Doxa realizou pesquisa no município de Terra Alta entre os dias 23 e 27 de setembro. Na pergunta estimulada, o vereador Michel Pessoa (Republicanos) lidera as intenções de votos, com 48%. O atual prefeito, Naldo Matos (MDB), aparece em segundo, com 35%. O ex-prefeito Gilvandro Nascimento (PP) pontua 2%. Os indecisos somam 14% e 1% pretendem votar em branco ou nulo. A margem de erro é de 4,8%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-01080/2024.

 

CARBONO

O governador Helder Barbalho retornou de Nova York comemorando a venda de R$ 1 bilhão em crédito de carbono. Mas a iniciativa, apesar de positiva, gera polêmicas. Importantes lideranças indígenas questionam como será a aplicação desses recursos, que majoritariamente deve ser investido na proteção da floresta, incluindo repasses a indígenas, quilombolas e populações tradicionais. Atualmente, o Pará é o segundo maior emissor de gases de efeito estufa do Brasil, com cerca de 370 milhões de toneladas de CO2 equivalentes/ano jogados no ar.

 

FRASE

Shakeaspeare diria sobre as pesquisas: “Há muito mais coisa entre o céu e a terra do que nossa vã filosofia possa imaginar”.

Relacionados

plugins premium WordPress