Praça da Sereia é entregue restaurada na capital paraense

Belém – Mais uma praça importante para o patrimônio histórico, artístico e cultural da capital paraense foi entregue aos belenenses totalmente revitalizada pela Prefeitura de Belém: a praça da Sereia. Está localizada na avenida Presidente Vargas, no parque João Coelho, no Complexo da Praça da República, na Campina.

Com a revitalização do lugar, a cidade comemora hoje 49 praças revitalizadas pela Prefeitura de Belém desde 2021, incluindo três praças que ficam no Complexo Ver-o-Rio, Portal da Amazônia e Boulevard da Gastronomia.

A entrega da praça da Sereia aconteceu na noite desta sexta-feira, 20, feita aos moradores e visitantes do lugar pelo secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa. Ele vistoriou o espaço, conversou com os trabalhadores, testou a iluminação e a parte elétrica da fonte da Sereia, na última segunda-feira, 16, junto com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

“A ampla reforma deste lugar incluiu o monumento da linda Sereia, obra delicada e recebeu restauro. É mais uma marca e compromisso da Prefeitura de Belém com o patrimônio, com o centro histórico, com a cidade e, sobretudo, com as pessoas. A praça da Sereia fica pertinho do Cine Olympia, que também recebe reforma da Prefeitura de Belém”, observou Lélio Costa.

Chafariz da Praça da Sereia (Fotos: Juliane Castro)

População é atraída pela Sereia

“A arquitetura da praça da Sereia sempre me chamou atenção. Ela é um patrimônio e é muito importante conservá-la. Inclusive porque está no centro da cidade e dentro do Complexo da República, que é um ponto turístico e contém, ainda, o Theatro da Paz, o Cine Olympia e outros”, disse a operadora de caixa Betânia Costa.

“Passo todo dia por aqui, vejo que este lugar tem evoluído e as pessoas cuidando um pouco mais. Percebo que melhorou o paisagismo, a arborização, o calçamento em pedras e as divisórias. Neste bairro tem vários pontos turísticos e a Sereia embeleza ainda mais”, afirmou a professora Nazaré Oliveira.

“É importante as pessoas amarem Belém e conservar nossos belos lugares”, pediu a professora Nazaré, que se prepara para trabalhar na COP-30 e já faz curso pelo Donas de Si, programa de qualificação profissional da Prefeitura de Belém.

“Fico feliz com a revitalização do lugar, porque é uma forma da gente não prejudicar a nossa arquitetura e cultura”, completou Betânia, que mora no Jurunas e passa uma vez na semana pela Sereia.

Obras envolveram o Chafariz das Sereias

As obras de manutenção da praça da Sereia, que abriga o Chafariz das Sereias concluído em 1904, é um logradouro de formato triangular envolvendo o restauro da fonte das Sereias, com aplicação de R$ 1 milhão.

Os serviços realizados envolveram a recomposição das calçadas em pedra portuguesa, novos bancos e lixeiras, recuperação das grades de proteção dos canteiros, limpeza e recuperação dos meios-fios de lioz e caneletas em concreto e restauração da fonte das Sereias.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress