A Embaixada da Arábia Saudita no Brasil organizou um grande evento na noite desta terça-feira (17 ) para celebrar os 55 anos de relações diplomáticas com o Brasil e o 93º Dia Nacional do Reino, comemorado no último dia 23 de setembro. A cerimônia foi organizada pela embaixada árabe em Brasília e contou com a presença de membros do governo brasileiro, meio diplomático, personalidades e imprensa, incluindo o Opinião em Pauta.
A Arábia Saudita, que é agora o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, registrou um fluxo de comércio bilateral de cerca de 7 bilhões de dólares, e os investimentos recíprocos têm aumentado. Visitas recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), neste ano, levaram a novos acordos nas áreas de tecnologia de defesa e agricultura. Em contrapartida, a Arábia Saudita trouxe seu maior Fórum Econômico para uma edição especial no Brasil, a Future Investment Initiative (FII), facilitando conexões de alto nível entre empresas e governos.
O embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Faisal Ghulam, revelou que tem expectativas otimistas para “as possibilidades que temos pela frente” na relação entre os dois países, durante discurso em Brasília. “Este ano, [o Dia Nacional do Reino] tem um outro significado, pois marca o 55º ano das relações diplomáticas entre o Reino e o Brasil, uma ocasião importante que nossos líderes destacaram em sua recente reunião durante o G20”, afirmou Ghulam. “Ao longo desses 55 anos, nossas relações diplomáticas floresceram, abrindo caminhos para numerosos marcos significativos.”
Ainda de acordo com o embaixador, “no coração da transformação da Arábia Saudita está a Visão 2030, uma iniciativa liderada pelo Príncipe Herdeiro SAR Mohammed Bin Salman, que visa diversificar a economia saudita além do petróleo, desenvolvendo indústrias como turismo, tecnologia, energia renovável e entretenimento”. “Esses projetos abrem oportunidades empolgantes para que empresas brasileiras se envolvam em setores que se alinham à Visão 2030, particularmente em áreas onde o Brasil pode oferecer sua expertise, como agricultura e energia renovável”, disse.
O Brasil tem antecipado essas oportunidades, com grandes players do setor privado, como Embraer, BTG Pactual e Oncoclínicas, expandindo seus negócios para a Arábia Saudita. Enquanto isso, a Arábia Saudita anunciou investimentos significativos em empresas líderes brasileiras, como Vale e BRF. Parece que este é apenas o começo de uma grande parceria econômica. O número de visitas oficiais entre os dois países tem aumentado a cada ano, e o fluxo comercial já é 40% maior em comparação a cinco anos atrás.
(Foto: Opinião em Pauta)