Presidente Lula deve sondar dois nomes nos próximos dias, incluindo uma ex-ministra
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) quer nomear uma mulher negra como substituta de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos, dizem fontes do Palácio do Planalto ouvidas pela coluna. Hoje, há pelo menos dois nomes cotados para a vaga.
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) quer nomear uma mulher negra como substituta de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos. A decisão visa reduzir o impacto negativo gerado pela demissão de Almeida, acusado de assédio sexual contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles deste sábado (7).
Atualmente, dois nomes ganham força para assumir a pasta: Nilma Lino Gomes, ex-ministra da Igualdade Racial do Brasil, professora mineira e a primeira mulher negra a ser reitora de uma universidade pública federal no Brasil; e a deputada estadual Macaé Evaristo (PT), também de Minas Gerais.
Nos próximos dias, Lula deve sondar as possíveis candidatas para definir quem ocupará o cargo. Enquanto a decisão não é oficializada, o Ministério dos Direitos Humanos segue sob o comando temporário de Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação, que acumulará as duas funções.
Ainda segundo a coluna, a expectativa inicial era de que a pasta fosse assumida interinamente pela secretária-executiva, Rita Cristina de Oliveira. Entretanto, Rita pediu exoneração logo após o anúncio da demissão de Silvio Almeida.
(Foto: