RODOU
O bochicho que corria nos corredores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente se confirmou. O secretário Mauro Ó de Almeida (foto acima) foi exonerado do cargo. Ele foi substituído por Raul Protázio Romão, que exercia o cargo de secretário adjunto. Ele é procurador de carreira do Estado. Nos bastidores comenta-se que Mauro assumirá uma Secretaria Extraordinária para questões climáticas e bioeconomia, a ser criada pelo governador, ligada à Casa Civil. Sem orçamento, sem o poder da Sema.
ESTRELA
Diversas são as versões para a exoneração de Ó de Almeida. A mais comentada é que ele, em uma dessas viagens internacionais para debater questões ambientais, apareceu mais que o governador e teria sido chamado às falas. Sofria pressão também por ter um perfil técnico e de não atender demandas políticas. Com fortes vinculações com o Ministério do Meio Ambiente e com órgãos financiadores como o BID, Mauro foi “fritado”. Nos corredores da Sema foguetes de comemoração foram estourados.
INTELIGÊNCIA
Na esteira da demissão de Ó de Almeida, também foi afastado um diretor que cuidava da área de inteligência dentro da Sema. É a única secretaria que tinha um delegado para investigar os servidores. Fontes de dentro da secretaria afirmam que fiscalizações realizadas sem o devido critério em madeireiras do Estado estão entre as motivações para as mudanças que estão ocorrendo na poderosa Sema.
ALVOS
No início da propaganda eleitoral gratuita em Belém pode-se observar que a campanha de Igor Normando (MDB) tem como alvo preferencial de críticas o prefeito Edmilson Rodrigues (PSol). Já as campanhas de Edmilson e de Eder Mauro priorizam o ataque a Normando. Já a campanha de Thiago Araújo dispara a metralhadora para os três. Resta saber como essas forças políticas se posicionarão no segundo turno.
PERSEGUIÇÃO
Professores da Escola Estadual Júlia Seffer, em Ananindeua, denunciam a direção regional de Educação do Governo do Estado por perseguição e interferência na autonomia da instituição. Segundo acusação formulada pela direção do Sinttep (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública), além de tentar interferir na gestão da escola, a direção da URE está irritada porque os diretores da instituição não concordam em apoiar o candidato a vereador que lhe está sendo indicado. Alô Ministério Público!
SOLIDARIEDADE
A Associação Brasileira de Imprensa divulgou nota de solidariedade ao jornalista Ronaldo Braziliense ( foto abaixo), denunciando o que considera sucessivos casos de assédio judicial contra sua atividade. Braziliense foi condenado em ações impetradas pelo senador Jader Barbalho e o governador Helder Barbalho. No caso de HB, por ter escrito matéria afirmando que o então Ministro da Integração não “teve escrúpulos” por usar imagem de religioso em propaganda eleitoral extemporânea. No caso do senador, por ter escrito matéria chamando-o de “chefe de quadrilha da Sudam”, utilizando-se de expressão citada pelo próprio juiz que condenou o parlamentar em 2003.
ASSÉDIO
No episódio envolvendo o então ministro Helder Barbalho, Ronaldo Braziliense foi condenado a 8 meses e dois dias de prestação de serviços à comunidade. No caso do senador, o jornalista foi condenado a pagar 50 mil reais por danos morais. A ABI considera que Braziliense exerceu seu dever como jornalista ao relatar os fatos e que tais condenações constituem-se um disparate e visam coibir o livre exercício da profissão jornalística.
PARAUAPEBAS
Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Parauapebas entre os dias 26 e 29 de agosto. No levantamento estimulado, o vereador Aurélio Goiano (Avante) mantém a dianteira na disputa pela prefeitura, com 41,5% das intenções de voto. O segundo colocado é o vereador Rafael Ribeiro (União Brasil), com 27,7%. Dr. Felipe Augusto (PL) tem 13,4% e Graziela (PSD) ficou com 4,0%. Indecisos somam 6,4% e os que pretendem votar nulo ou em branco são 7,0%. A pesquisa tem margem de erro de 4,1% e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-06876/2024.
GOVERNO
Doxa avaliou a aceitação dos governos em Parauapebas. O prefeito Darci Lermen (MDB), que apoia a candidatura de Rafael Ribeiro, tem sua gestão aprovada por 17,0% e desaprovada por 74,2%. Outros 8,8% não quiseram responder. O governador Helder Barbalho tem sua gestão aprovada por 42,8% e desaprovada por 45,6%. Outros 11,6% não responderam. Já o presidente Lula é aprovado por 36,4% e desaprovado por 56,9%. Outros 6,7% não responderam.
ALMEIRIM
No município de Almeirim, a reeleição que aparentemente seria tranquila da prefeita Maria Lucidalva, conhecida como Lúcia do Líder (MDB), agora subiu no telhado. A união das forças de oposição em torno da candidatura do atual vice-prefeito, dr. Karol Sarges (Solidariedade), já embolou a disputa. Neste domingo chega a Almeirim o ex-prefeito Aracy Bentes, que se juntará à ex-prefeita e ex-deputada Rosa Hage para impulsionar a candidatura de Karol. Emoções à vista na Calha Norte.
MARABÁ
Instituto Acertar realizou pesquisa em Marabá entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro. Pelo levantamento, na pergunta estimulada, o deputado Chamonzinho (MDB) lidera as intenções de votos para prefeito com 52,1%. O deputado Toni Cunha (PL) vem em segundo, com 26,2% e o deputado Dirceu ten Caten (PT) aparece em terceiro, com 9,8%. Votos brancos e nulos somam 4,6% e os indecisos são 7,3%. A margem de erro é de 3,4%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-08236/2024.
LULA
A exemplo do que fez com o prefeito Edmilson Rodrigues, o presidente Lula (PT) gravou depoimento pedindo votos para o deputado Dirceu ten Caten (PT) na disputa pela prefeitura de Marabá. Ele defende programas populares do seu governo e diz que o País está no rumo certo. Conclui dizendo que em Marabá a melhor opção para a cidade caminhar no rumo certo é a candidatura de Dirceu.
FARO
Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral no município de Faro entre os dias 26 e 28 de agosto. Na pergunta estimulada, o atual prefeito, Paulo Carvalho (PSD), desponta na frente com 60,0% das intenções de voto. A ex-prefeita Jady (MDB) é a segunda colocada, com 35,0%. Alexandre Guerreiro vem em terceiro, com 0,3%. Os indecisos somam 4,3% e 0,3% pretendem votar em nulo ou em branco. A margem de erro é de 4,9%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-08832/2024.
ELDORADO
Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Eldorado dos Carajás entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. Na pergunta estimulada, a prefeita Iara Braga vem em primeiro lugar, com 48,3% das intenções de voto. Em segundo está Wagne Machado (MDB), com 29,6%. Dr. Jackson vem em terceiro, com 4,3%; Dr. Erlison tem 1,0% e Antônio Augusto aparece com 0,7%. Outros 16,1% estão indecisos ou pretendem votar branco ou nulo. A margem de erro é de 4,9%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-05992/2024.
SANTA
No município de Terra Santa, Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral entre os dias 1 e 3 de setembro. Na pergunta estimulada, a candidata Jaciara (PSD), apoiada pelo atual prefeito, Odair Albuquerque (PSD), tem 42,5% das intenções de voto. Em segundo lugar vem Siqueira Fonseca (Republicanos), irmão do prefeito de Oriximiná, o delegado Fonseca, com 31,2%. E em terceiro está Adalberto Anequino (MDB), com 14,2%. Os indecisos somam 8,1% e os que pretendem votar nulo ou branco são 4,0%. A margem de erro é de 4,9%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA- 09763/2024.
POPULAÇÃO
Os dados são do IBGE. Em 2022, 837 mil pessoas residiam em domicílios coletivos no País, ou 0,4% da população brasileira. Desse total, 479 mil são presos do sistema penal. O segundo tipo com mais moradores são os asilos ou instituições de longa permanência para idosos, que abrigam 161 mil pessoas. Outros 160 mil residiam em domicílios particulares improvisados, como tendas, barracas de lona ou plástico.
FRASE
Dom Pedro I: “Independência ou Morte”.